Anya Taylor-Joy na campanha da Tiffany – Foto: Divulgação

Nova York, turbilhão em forma de metrópole, que inspira tantos artistas e gente da moda com sua efervescência cultural e urbana, é o mote da nova coleção da Tiffany & Co. Batizada de “Knot“, e inspirada pelos símbolos arquitetônicos vindos das ruas, é uma reverência ao espírito artsy e cool, detalhado no laço – de afetividade, no final das contas. A novidade será apresentada oficialmente nesta quarta-feira (30.04), em evento no JK Iguatemi, em São Paulo.

A Big Apple é sinônimo de industrialização, mas também de espaços comunitários, colaborativos e criativos, nos quais relações se criam e se estabelecem. Como rostos da campanha da linha, a atriz Anya Taylor-Joy e o dançarino Alton Mason, representantes de uma nova geração, cheia de vontade de desbravar novos caminhos.

Não é de hoje que a marca gravita em torno da urbanidade. No final do ano passado, uma colaboração com o artista contemporâneo baseado em Nova York, Daniel Arsham, uniu inovação e criatividade rebelde, em uma série exclusiva de 49 esculturas de bronze eruditas. A ideia era repensar a icônica “Blue Box” na estética de Arsham, em um jogo refinado de dualidade entre o atemporal e o moderno. Foi nessa colaboração que surgiu a primeira peça, em edição limitada, da “Knot”, um preview do que seria a coleção: a pulseira em ouro branco 18 quilates, com diamantes e tsavoritas dentro da caixa. Um tributo à energia de Nova York, individualista e subversiva, refletida em um elo de corrente.

Audaciosa, mas também carregada de informação de joalheria, a “Knot” cria uma interação de opostos, contrastando formas orgânicas e suaves com ângulos recortados em pulseiras, anéis, colares, pingentes e brincos. Revestidas em ouro rosa e amarelo 18 quilates, com diamantes pavê, as peças refletem modernidade e tradição nova-iorquina.

O design da coleção, que pode parecer simples, esconde uma quantidade incrível de trabalho para cada peça. A pulseira “Double Row Hinged”, por exemplo, leva 400 diamantes cravados em ângulos precisos e calculados para maximizar o brilho individual e coletivo das pedras. Um outro detalhe dela: o nó esconde o fecho, fazendo com que o design pareça uniforme, em um jogo de ilusão.

O carro-chefe é o choker “Double Row”, cravejado com mais de 300 diamantes, que conjuga movimento e escala na mesma peça. Cada diamante é escolhido a dedo para atender aos altos padrões da marca. Na mesma continuidade dos laços que representam as relações interpessoais na megalópole, as extremidades entrelaçadas do colar simbolizam o poder das conexões entre as pessoas.

Tiffany & Co. e Nova York têm uma longa história de amor. Foi ali que, em 1837, Charles Lewis Tiffany fundou sua marca de joias e objetos colecionáveis. Até hoje, o showroom fica na Quinta Avenida de Manhattan e já foi imortalizado pela mítica Audrey Hepburn em “Breakfast at Tiffany’s” (1961). A metrópole pode ser rude, mas é acolhedora ao mesmo tempo. E esse é o ponto da Tiffany & Co.: é fazendo parte dela que as pessoas lutam e crescem, juntas, entrelaçadas.