Foto: iStock

Com uma abordagem única e energética, o piloxing é a junção de três modalidades bastante populares nas academias: o pilates, o boxe e a dança. Com a unificação desses exercícios, é possível queimar calorias, ganhar força e agilidade, além da melhora na postura corporal e diversos outros benefícios para o corpo e a mente.

O piloxing foi idealizado e criado pela sueca Viveca Jensen. Treinadora e dançarina, Viveca é responsável pelo preparo físico de diversas celebridades. Por isso, seu objetivo na criação do treino foi a união de exercícios que, juntos, proporcionam a queima de calorias, a tonificação do corpo e a melhora na autoimagem.

Dentre os principais benefícios da prática, estão a melhora no condicionamento cardiovascular, tonificação e ganho de massa muscular sem adição de volume, proporcionando um corpo definido e firme. Além disso, o piloxing é responsável pela queima de gordura, sendo possível eliminar até 1,2 mil calorias por hora, segundo dados do site oficial da prática.

Com aulas divertidas e com músicas animadas, a prática consiste em fazer alongamentos atrelados ao pilates, dança e séries com movimentos de boxe. Para potencializar os exercícios focados nos membros superiores, pesos são acoplados às luvas, gerando mais condicionamento e força.

A série de exercícios é feita de forma fluida e com acompanhamento de profissionais qualificados. A dança é utilizada para deixar o ambiente mais descontraído, além de ser uma importante aliada no combate ao sobrepeso e no bom funcionamento da pressão sanguínea.

Com foco também nos membros inferiores, as sessões contam com agachamentos, levantamento de perna e diversos outros movimentos capazes de fortalecer e trabalhar músculos das pernas, quadris e glúteos.

Assim como outras modalidades, o pilates é um dos pilares da prática do piloxing. Com diversos benefícios atrelados ao corpo e ao bem estar da mente, a proposta em unificar esse exercício aos demais traz pontos positivos como equilíbrio, flexibilidade e facilidade nos alongamentos e na execução dos demais exercícios.

Por ser considerado uma prática mais intensa, o piloxing requer alguns cuidados. Antes de começar nessa modalidade, é preciso buscar orientação médica e fazer exames indicados. Além disso, é essencial buscar preparadores físicos com conhecimento nesse tipo de treino para fazer o auxílio e as orientações adequadas durante as aulas.

Para evitar lesões e garantir preparo físico antes das aulas de piloxing, a dica é optar por iniciar na prática de pilates. Mesmo quando praticado sozinho, esse exercício é um forte aliado ao fortalecimento do corpo, melhora no desempenho físico e flexibilidade em geral.

Além disso, ele ajuda na melhora da postura corporal e respiração. Indicado para todas as idades e portes físicos, o pilates é uma prática benéfica inclusive para quem tem varizes, por exemplo; atrelando o uso de meia de compressão, os exercícios ajudam no combate e na diminuição dos sintomas.