Joao Maraschin, verão 2024 – Foto: Ze Takahashi/@agfotosite

A estação mais quente do ano está a pleno vapor, e com a subida das temperaturas já sabemos dos clássicos: as peças mais curtas saem do armário e os tecidos leves voltam a embalar os dias de sol. Mas quais são as tendências do verão em 2024? Bazaar descomplica agora os must-haves da estação em um guia completo, seja para descer a serra e curtir os dias praianos ou para trazer frescor para os dias urbanos.

Do pêssego ao café

Algumas cores se sobressaíram nas últimas coleções e vão dar o tom das produções. A primeira, escolhida pela Pantone para simbolizar o ano de 2024, foi o Peach Fuzz, um tom de pêssego que transmite calma e aconchego. Nas passarelas, ele deu as caras em um degradê fun, como na produção da Casablanca ou esbanjando glamour, como na escolha do designer Prabal Gurung.

O azul, do tom bebê ao cobalto, foi aposta nas coleções da Versace, Giorgio Armani e Misci. A grife brasileira comandada por Airon Martin, além do azul, apostou também em outra tonalidade que é marca registrada das estações mais frias, mas que, neste ano, surgiu já no verão: o marrom. Do chocolate ao café, marcou presença em looks apresentados nas passarelas brasileiras e internacionais. 

Handmade e texturas

Esbanjando técnicas ancestrais, peças com processos feitos à mão, como o macramê, o crochê e o tricô, reforçam a identidade nacional em produções brasileiríssimas e elevam qualquer look. O exemplo fica por conta das tramas sofisticadas de João Maraschin, estreante na última SPFW, as produções da Santa Resistência e o Projeto Ponto Firme, de Gustavo Silvestre que em um mix de técnicas e materiais como paetês e muito brilho, entregam um ar de sereia brasileira e a originalidade que uma tarde de verão deseja.

Na piscina, no mar ou na cidade

Beachwear só na praia ou piscina? Não se depender das peças utilitárias que podem ser uma escolha inteligente para compor os looks e subir a serra pós-férias. Os maiôs e biquínis bem estruturados, como apresentados por PatBo e La Gea são uma ótima pedida também para os looks urbanos – em que tomando a vez como tops e podem ganhar espaço no closet como uma peça coringa para todo o ano.

Acessórios

Nos acessórios, o verão chega com a volta da sexy body chain, sucesso nos anos 2000. De Chloé à Chanel, a peça veio em versões com pedrarias ou no estilo minimal, adicionando um toque de charme em looks do dia a dia. A coleção resort da maison comandada por Virginie Viard também relembrou outro hit: os colares em camadas, assim como a Burberry e a Etro que já cederam ao styling abusando de correntes que dão movimento às produções.

Nos braços, o destaque são os braceletes que apareceram em versões duplas, acompanhado de pedrarias em Schiaparelli ou coordenado com o look monocromático de Tom Ford e Alaïa.