Nunca faz sua primeira mostra no Brasil

A curadoria da exposição é de Ana Carolina Ralston

by Ligia Kas
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira mostra individual no Brasil do artista Francisco Rodrigues da Silva, conhecido mundo afora por seu pseudônimo Nunca, poderá ser vista na unidade brasileira da Galeria Kogan Amaro, de 29 de junho a 27 de julho, após dezenas de exposições pelo globo.

O paulistano de 36 anos é dos mais proeminentes nomes da cena do grafite internacional e dono de um estilo extremamente reconhecível, que já deixa discípulos nas ruas e nas telas.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Meide in Brazil” reúne pinturas que fazem alusão à litogravura, técnica de impressão em metal usada desde 1500 pelos colonizadores, para retratar índios, costumes, fauna e flora do País. Tal referência une-se à transgressão da linguagem praticada por Nunca, uma crítica à realidade globalizada e hiperconectada que segue marginalizando suas origens.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Faço da minha arte uma forma de questionar o que nós, como povo, estamos criando e cultivando culturalmente, do que é legitimamente brasileiro e do que é verdade ou mentira do ponto de vista histórico da nossa nação”, afirma o artista.

Para a curadora Ana Carolina Ralston, o recurso aproxima o espectador das origens street do artista: “De perto, as ranhuras seguem paralelas, parecendo sulcos cravados em muros. Vistas em perspectiva, formam expressões, cicatrizes, delimitam o espaço e configuram o vasto universo criativo de Nunca”.

Não à toa, as figuras criadas por ele carregam a pátria de forma muito particular; do título da exposição às composições críticas, que se usam de logomarcas e produtos estrangeiros – uma forma de explicitar, segundo o artista, a desvalorização da nossa cultura. Feitos com spray ou tinta acrílica, personagens excluídos pela sociedade são protagonistas na obra de Nunca. Sobretudo os indígenas, como retratou em 2008, na fachada da Tate Modern, em Londres – feito inédito na história da galeria, o uso do muro como suporte de exibição –, e, neste ano, nas paredes externas do novo Museu de Arte do Condado de Los Angeles, o Lacma, ainda em construção.

“Meide in Brazil”
Galeria Kogan Amaro – Alameda Franca, 1.054, Jardim Paulista, São Paulo, SP. Até 27 de julho.

Leia mais:
Exposição conta a história de Louboutin com mais de 200 sapatos
Exposição de Metsavaht é arte e geometria embaladas em natureza

Tags: