Nelson Barros – Foto: Divulgação

Nelson Barros é um dos fundadores da Etiqueta Única, plataforma que estimula a moda circular por meio da comercialização de peças second hand. Ele é o entrevistado de hoje do canal Bazaar Green. Leia na íntegra:

Como se deu a criação da Etiqueta Única?

O Etiqueta Única foi criado em 2013 a partir de uma tendência em intenso crescimento do second hand de luxo internacional. Percebemos o potencial nesse ramo e carência em relação ao consumo consciente no Brasil.

Sempre foi um sonho de vocês ter algo no segmento ou sentiram um gap no mercado para criar uma plataforma focada em second hand de luxo?

Sentimos que havia um gap muito forte no mercado, não era tão comum encontrar brechós que oferecessem peças de diferentes tipos e labels, por isso a plataforma focada em second hand foi importante! Além de ter um alcance nacional para as vendas, já que muitos estados brasileiros, na época que criamos a Etiqueta Única e ainda hoje, não possuem pontos de vendas de inúmeras marcas nacionais e internacionais.

Acha que hoje os brasileiros estão mais adeptos à compra de peças de seminovos?

Sem dúvidas, a mudança cultural está acontecendo através do crescimento do consumo consciente. É muito interessante analisar como os hábitos mudam ao longo do tempo e interferem diretamente no mercado, como é o caso da compra de seminovos. A economia circular tido forte engajamento e, como consequência, influencia na maneira em que o público enxerga o segmento de second hand.

Por que acha que o mercado tradicional de consumo está se unindo às empresas de consumo consciente e economia circular?

Acredito que as questões colaborativas e sustentáveis mostram ao mercado que o consumo consciente não é conflitante, mas, que na realidade, se complementam – o que pode ser uma forma para o mercado tradicional considerar como uma nova forma de consumo e entender que a compra e venda, sendo seu objetivo principal, não perde força.

Para você, como será o futuro do mercado considerando o consumo sustentável? Acredita que novos formatos irão surgir?

Sem dúvidas, essas parcerias são cada vez mais atrativas comercialmente e culturalmente. As pessoas passam a enxergar o consumo consciente de forma mais vantajosa.

O que podemos esperar das futuras novidades da Etiqueta Única, pós-investimento da Iguatemi S.A. na plataforma?

Estamos criando diversas soluções para atender o mercado de toda maneira, otimizando processos e trabalhando em conjunto ao Iguatemi para oferecer vias de ambientes físicos que possam ajudar no serviço online.