Foto: Nathalie Artaxo

Por Li Lacerda

A Impacto é uma marca de activewear sustentável brasileira, fundada pelas amigas Florencia Ortiz de Zárate e Patricia Stroka Ceballos. A mesma surgiu da convicção de que um mundo mais justo e um planeta mais limpo são possíveis, se cada um, desde o lugar que ocupa, fizer um trabalho ético

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Florencia e Patricia trabalham há 15 anos como estilistas de moda esportiva para várias marcas, nacionais e internacionais, e foi em 2018 que seus caminhos se cruzaram, quando foram contratadas por uma conhecida marca do varejo esportivo brasileiro.

As duas, incomodadas em fazer parte de uma indústria de moda baseada no consumo desmedido e na produção antiética, decidiram empreender em um projeto juntas que causasse um impacto positivo no planeta fazendo uso de todo conhecimento adquirido na área durante anos de trabalho e também pelo desejo de fazer as coisas de um jeito diferente.

Foto: Nathalie Artaxo

“Sentíamos falta de produtos esportivos com viés sustentável. Depois de pesquisar, estudar e refletir muito, criamos a Impacto. Além de oferecermos uma nova maneira de consumir, também oferecemos uma nova maneira de descartar: a poliamida biodegradável, que é biodegrada em até 3 anos, após seu descarte em aterro sanitário. Nossos produtos são minimalistas e atemporais, pois acreditamos que não é necessário seguir uma tendência a cada estação”, comenta Patricia.

“Hoje sabemos que toda escolha tem seu impacto. O que buscamos é que o impacto negativo seja o menor possível e que o processo como um todo, desde o material, passando pela criação, a produção e chegando até a comunicação, seja sustentável, ético e crie relações saudáveis com as pessoas. Diversidade, representatividade de corpos, cores de pele e culturas é um dos pilares da Impacto. Nós abraçamos o diferente porque achamos que é o único lugar onde existe a beleza”, diz a Florencia.

Foto: Nathalie Artaxo

O leque de tamanhos era um assunto que preocupava muito as fundadoras, cansadas da tradicional divisão entre marcas plus size e marcas com oferta de tamanhos limitada, elas criaram uma grade de 7 tamanhos, que pretende crescer ainda mais no futuro, até vestirem todos os corpos. Hoje, as peças da Impacto estão disponíveis do tamanho PP ao 4G, materializando o conceito de uma moda para todas.

Entre a idealização da marca até que ela saísse do papel, foram meses de pesquisa e estudo. A dupla conseguiu unir a sustentabilidade – que vai desde a matéria-prima até sua cadeia de produção – e a sofisticação. Ao mesmo tempo, a atemporalidade e o minimalismo dos produtos trazem uma nova visão da moda sustentável. A estética abordada pela marca não deixa óbvio sua origem ecológica, trazendo as características modernas que o setor esportivo pede, porém, atrelado ao ideal da marca: uma moda íntegra.