Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

O uso do álcool gel pode despertar sensibilidade na pele. Bazaar entrevista hoje Vanessa Perusso, dermatologista e parceira da marca de cosméticos Souvie, para descobrir como se cuidar. Anote as dicas:

O que o uso excessivo de álcool gel e sabonete comum podem acarretar nas mãos?

O uso excessivo do álcool gel e sabonete pode, sim, levar as pessoas a apresentarem irritações nas mãos, principalmente no dorso, por conta de produtos químicos. O sabonete, por exemplo, apresenta muita soda caustica, e o álcool gel 70, tem um alto nível de química que pode irritar a pele.

É possível que, quem não tinha alergia, venha a ter devido ao uso excessivo desses produtos?

Sim, é possível. Não vai ser o caso de uma alergia imunologia, mas sim uma dermatite de contato por conta do uso excessivo desses produtos que contém essas substâncias.

Como garantir que a higiene e hidratação andem lado a lado? E qual a melhor forma de hidratar as mãos?

É sempre importante que a hidratação seja seguida à higienização. Ou seja, a aplicação do hidratante deve seguir o mesmo percurso que fizemos ao lavar as mãos, assim vamos hidratar toda a área que recebeu a higienização. Indico o uso do álcool gel que tem hidratante na composição e sabonetes mais suaves. Nesse período, por mais difícil que seja, evitar o manuseio de detergentes comuns, frutas cítricas, tendo cuidado no manuseio de alimentos que irritam a pele. Outra dica é optar por sabonetes suaves que não tenham soda cáustica na composição e outros componentes, como parabenos. Sempre adquirir produtos naturais, orgânicos, que são feitos com óleos vegetais ou manteigas, porque assim é possível se higienizar sem danificar a pele e devolver a suavidade que a limpeza removeu.

Como evitar que alergias e sensibilidades se agravem com o tempo usando álcool gel, detergentes e outros produtos químicos?

Quem tem alergias, deve usar luvas cirúrgicas sem talco para manipular objetos possivelmente contaminados. Em casa, dar preferência para luvas de silicone ou até mesmo de pano para manusear produtos que causam sensibilidade, como de limpeza e alimentos cítricos. Uma atenção é que, devido à escassez de álcool gel, muitas pessoas acabam usando vinagres e desinfetantes como meio de descontaminação e isso pode agravar uma alergia ou sensibilidade nas mãos.