Cinco dicas para proteger o cabelo no verão

Especialistas entregam as melhores formas de ficar com os fios saudáveis

by redação bazaar
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

O verão castiga o cabelo com excesso de sol, vento e maior frequência no mar e em piscinas. Bazaar consultou especialistas para saber como proteger os fios nesta temporada. Anote:

Protetor solar no cabelo
Não é só a pele que precisa de proteção contra os raios ultravioleta. “Use um protetor solar de cabelo antes de se expor ao sol, na praia ou na piscina. O sol danifica e envelhece os fios”, explica hairstylist Rudi Werner. Tenha sempre na bolsa uma água termal para aplicar durante o dia e repor os minerais perdidos, garantindo a hidratação.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Invista nos acessórios
Além do protetor solar, crie uma barreira física nos fios. “Existem diversas opções de acessórios para proteger os fios e compor um visual lindo. Aposte em lenços, bonés ou chapéus UV que são um charme e irão proteger o couro cabeludo”, indica a estilista Daniela Fiszpan.

Atenção às formulas
Em qualquer época do ano é importante estar atenta à composição dos produtos que usamos. Para o verão, a hairstylist Anne Trentin, do Jacques Janine Fashion Mall, recomenda priorizar produtos naturais, livres de parafina, silicone ou parabenos. A dica vale para shampoos, máscaras ou até mesmo óleos. “Ingredientes como parafina, parabenos ou silicone, quando aquecidos, criam uma película que impede a penetração de qualquer produto, deixando os fios mais danificados”, explica Anne.

Proteção antes de aquecer
Mesmo no calorão, algumas pessoas não abandonam a chapinha e o secador. Para não “fritar” os fios, use protetor térmico antes de usar os aparelhos. Estes produtos geralmente aparecem em forma de leave-in ou óleo capilar. “O ideal é evitar o uso destes aparelhos, mas para minimizar os dados, use um protetor térmico e utilize o secador a uma distância de, pelo menos, 15 centímetros”, alerta o profissional do Werner Coiffeur.

Tome banhos frios
A exposição ao sol e ao calor deixam o cabelo naturalmente mais oleoso na raiz. As pontas já ficam mais ressecadas devido ao contato frequente com o cloro, na piscina, ou a água salgada do mar. Por isso, invista em banhos frios para lavar o couro cabeludo.

Leia mais:
Cristais estão em alta no mercado de beleza
Hedonismo healthy: a nova onda é se reconectar com a natureza
Beleza “faça você mesma”: quatro influencers que propagam receitas caseiras