Busca Home Bazaar Brasil

Individualidade é palavra-chave das dietas de 2019

O ideal é identificar aquilo que se encaixa melhor para você

by Anna Paula Buchalla
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A palavra-chave para este ano é individualidade, ou seja, identifique aquilo que se encaixa melhor a você. “Recentemente, foi realizado um estudo que comparou vários tipos de dietas, como a vegetariana, a de proteínas, a Mediterrânea e a de baixas calorias. O resultado foi que todas elas tinham basicamente o mesmo efeito, e a quantidade de quilos perdida dependia, principalmente, da aderência do paciente. Resumindo, o que vale é o afinco com que se segue a dieta”, explica o endocrinologista Maurício Hirata.

Uma das que mais vão ao encontro dessa proposta de individualização é a ayurvédica, que, embora exista há mais de 5 mil anos na Índia, ganhou um retorno triunfal, especialmente nas mídias sociais, nos últimos tempos (basta colocar a #ashwagandha, erva da medicina ayurvédica que promete reduzir a ansiedade e ajudar a perder peso, para surgirem milhões de posts com receitas de todos os tipos).

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Ela prega que alimentos podem ser venenos ou remédios, dependendo de cada organismo. “O importante em qualquer tipo de dieta é que ela seja incorporada ao estilo de vida da pessoa e que seja possível de ser seguida mesmo nos fins de semana”, ensina o endocrinologista.

Aliás, diz Hirata, o grande segredo de qualquer regime é seguir o plano alimentar no sábado e no domingo, caso contrário, todo o esforço feito durante a semana vai por água abaixo. “Nossa vida não se resume ao verão, e a melhor época para fazer dieta é a vida inteira, porque nosso corpo é uma máquina de acumular calorias, e se não fizermos dieta nenhuma, o normal é um acúmulo de um quilo por ano de vida. Em dez anos, o resultado pode ser drástico.”

Leia mais:
Três passos para desinchar das festas de fim de ano
Teste Bazaar: “Dreno Slim Detox” reduz medidas e “limpa” o corpo
Beleza na mesa: conheça 7 alimentos que fazem maravilhas por sua pele
Detox facial: tratamento para cuidar da saúde do rosto