Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Não existe melhor época para ousar na maquiagem do que no Carnaval. Cores chamativas, muito brilho, glitter e iluminadores pelo corpo todo… Tudo é aceitável! Pensando nisso, a Make Bazaar preparou um especial e, até os dias de folia, vamos testar e contar quais são os produtos mais bacanas para investir nesta época do ano. Para começar, o queridinho da festa: o glitter

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Com a revolução ambientalista que – ainda bem! – ganha força cada vez mais, alguns produtos do universo da beleza foram colocados sob o holofote e levantaram questionamentos sobre sua ação na natureza, incluindo o glitter. Por serem feitos com pequenas partículas de plástico, quando removido – principalmente no banho ou ao lavar o rosto com água – este tipo de produto polui o oceano e pode ser altamente prejudicial para a vida marítima.

Pensando nisso, marcas e cosmetólogos criaram opções mais saudáveis e naturais de glitter, a base de diferentes materiais, como pó de gelatina ou agar-agar colorido com corante alimentício. Todos se desintegram facilmente em contato prolongado com água e não poluem o meio ambiente. Para a coluna de hoje, testei o produto da Superfluous, feito a partir de algas e minerais, mica e corante alimentício orgânico.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O glitter biodegradável vem em uma embalagem fofíssima: uma garrafinha de vidro fechada com uma rolha. As partículas de brilho são maiores do que as que estamos acostumados em produtos tradicionais, o que dá um visual ainda mais interessante. Para a sua aplicação, o glitter vai precisar da ajuda de outro produto para aderir bem à pele – principalmente por ser uma textura mais sequinha. Você pode usar primers ou colas específicas para isso, mas uma cola de cílios também cumpre o papel.

Depois de aplicar uma fina camada de cola, basta colocar o glitter na pele com a ajuda de um pincel ou dos dedos mesmo. Por não serem feitas de plástico, as partículas são superconfortáveis e não machucam a pele, mesmo quando aplicadas em lugares como as pálpebras que, além de delicadas, estão em constante movimento. O brilho é muito bonito e reage de maneiras diferentes a diferentes fontes de luz: mais natural na iluminação do dia e mais intensa em luzes artificiais.

Um dos fatores mais importantes é que o produto reage muito bem ao suor, sem se decompor ou transferir a cor. Além disso, sua remoção é muito simples: um algodão com demaquilante dá conta do trabalho e não deixa a pele cheia de glitter, como alguns produtos.

O glitter biodegradável está disponível em quatro cores e à venda no site da Superfluous – por R$ 25 a unidade ou RS 89,90 o kit com as quatro cores. Vale a pena o investimento, principalmente por estar adquirindo dois fatore: um produto de qualidade e amigo do meio ambiente.

Leia mais:
Produto multifuncional oferece opções naturais ou marcadas para sobrancelhas
Paleta de sombras da Colourpop une diversão e qualidade
Make Bazaar: batom de glitter cria efeito hipnotizador e glamoroso