Foto: Divulgação

Durante a quarentena, muitas pessoas têm aproveitado para driblar a rotina do home office e de tarefas domésticas para se distrair, aprendendo novas habilidades na cozinha. No entanto, ficar muito tempo em casa pode levar a outro cenário: à compulsão alimentar e complicações na saúde.

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Para lidar com ansiedade, angústia e outros sentimentos negativos desencadeados pelo isolamento, muitas pessoas buscam alimentos à base de açúcares e carboidratos. Já outra parcela de pessoas acaba trabalhando muitas horas seguidas, sem se alimentar corretamente, ou opta por refeições rápidas, normalmente gordurosas e industrializadas. Esses comportamentos podem interferir na saúde e nos estados de humor.

Os alimentos servem para saciar uma necessidade básica do corpo, mas, além disso, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes mantém o bom funcionamento do sistema imunológico, responsável por proteger e combater diversas doenças e bactérias.

Por isso, conservar alguns hábitos como se alimentar de forma saudável, criar uma rotina com horários fixos para acordar, trabalhar, estudar, se exercitar, comer, relaxar e dormir é importante para a manutenção da saúde e para a prevenção de doenças.

Principalmente durante este período de reclusão social, os cuidados devem ser redobrados não só com a higiene, mas também com a alimentação e o bem-estar. O ideal é preparar refeições com alimentos que fornecem fibras, vitaminas, minerais e proteínas como frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, suplementos, carnes e ovos.

Para te ajudar a manter uma relação positiva com a alimentação durante este período, listamos algumas dicas para implementar durante o dia a dia. Anote:

Planejar as refeições

Para alguns, cozinhar pode ser um hobby e uma tática para relaxar; para outros, nem tanto. Por isso, organizar e planejar com antecedência as refeições é a melhor saída para não se sobrecarregar. Fazer um cardápio semanal e congelar algumas refeições já prontas para a semana são algumas dicas. O ideal é sempre ter o acompanhamento de um profissional da área de nutrição, para balancear adequadamente sua dieta e recomendar o uso de suplementos, caso seja necessário.

Armazenamento e preparo dos alimentos

Após as compras, limpe adequadamente os produtos e armazene de forma que legumes e verduras se mantenham frescos. No preparo, evite óleos e gorduras em excesso.

Hidratação

Para muitos, beber água em casa é um dos novos desafios diários. Por ficar imerso no home office e em outras atividades, a maioria só lembra de beber água ao sentir sede. Para mudar isso, as dicas são utilizar aplicativos que te lembram de beber água e deixar uma garrafinha cheia sempre por perto.

Cuidado ao ir às compras

Ir ao supermercado é necessário para repor os alimentos e itens de higiene básica, por exemplo. No entanto, alguns cuidados são importantes para evitar ao máximo a contaminação durante o tempo em que ficar na loja, como usar máscara o tempo inteiro, não tocar no rosto, lavar as mãos e desinfetar os produtos ao chegar em casa. Fazer as compras através de aplicativos e sites também é uma boa alternativa para evitar se expor aos riscos de contaminação.