Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A área dos olhos normalmente é a primeira a ser afetada pelos sinais de envelhecimento, que nessa região costumam ser mais intensos e aparentes do que nas demais áreas do rosto.

Especialmente delicada e mais fina que o restante do rosto, a pele do contorno dos olhos é naturalmente mais suscetível a sinais de envelhecimento como linhas, rugas, flacidez, bolsas e inchaço.

Essa região também está sujeita a diversos danos diários causados pela fricção – seja aplicação/remoção regular de maquiagem, exposição à poluição, a dispositivos digitais ou devido à irritação por alergia.

Pesquisas recentes mostram que esse tipo de atrito pode enfraquecer significativamente a área do contorno dos olhos e acelerar o envelhecimento dessa região. Por isso cuidados extras são essenciais.

Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido, desvenda os truques para aplicação correta de cremes de olhos e explica o passo a passo. Confira:

1. Com ajuda de uma espátula, pegue uma pequena quantidade de produto, equivalente ao tamanho de uma pérola, ou um pump. Posicione no seu dedo anelar e então divida-o entre os dois dedos. “A área dos olhos é suscetível a danos por fricção, por isso use o dedo anelar para evitar pressão”, diz a beauty expert.

2. Deposite o produto em três pontos nas pálpebras inferiores. “Um truque que recomendo é descansar o dedo anelar sob a região da pálpebra inferior por cerca de 5 segundos para aquecer a região antes de espalhar o creme. Este pré-aquecimento ajuda a fortalecer as defesas internas da pele”, recomenda Fernanda Farias.

3. Gentilmente espalhe o produto, com movimentos de dentro para fora e ascendentes, deslizando por 10 segundos. “O toque suave promove a absorção e defende a pele contra danos por fricção”, completa Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido.