Rugas e linhas de expressão: saiba como evitá-las

As marcas são causadas por diversos fatores, mas descubra como evitá-las

by Marcela Palhão
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Além da movimentação repetitiva dos músculos do rosto, diversos fatores podem causar rugas ou linhas de expressão, como exposição solar, estresse e má alimentação. Com o passar do tempo, essa situação é agravada pela perda de elasticidade da pele, causada pela diminuição de colágeno.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

 

Apesar da pele madura ser mais propensa a esses sinais, não existe uma faixa etária para seu surgimento, que pode ser agravado por consumo de bebida alcoólica, hábito de fumar ou noites mal dormidas. Existem diversas maneiras de evitar as linhas de expressão, como uso de protetor solar, produtos à base de vitamina C e ingestão de colágeno, além dos diversos procedimentos estéticos que podem amenizar os sinais.

Mas há um hábito muito simples que pode ser feito em casa, e que funciona tanto como prevenção quanto como suavização das linhas de expressão: a massagem facial. São inúmeros os benefícios desse procedimento, que, dependendo da técnica utilizada pode diminuir olheiras, ajudar a eliminar toxinas – como em uma drenagem -, promover a renovação celular, estimula a circulação sanguínea, colágeno e, é claro, evitar rugas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para tornar esse hábito mais fácil e eficaz, a Foreo criou o Luna 3 que, além de ser uma escova de limpeza facial com pulsações T-Sonic, o outro lado do aparelho funciona como um massageador, que emite pulsações de baixa frequência. Essa tecnologia ajuda com a penetração dos produtos de skincare – o que potencializa a ação e garante que cada componente chegue a camada de pele em que deve agir.

É extremamente fácil utilizar o Foreo Luna 3, basta emparelhar o aparelho com o aplicativo da marca, que oferece um cardápio de massagens – além de programar a rotina de limpeza. Atualmente, são quatro opções: “Eyes on the Prize”, para o contorno dos olhos; “Nothing but Neck”, que deixa a pele do pescoço e colo relaxada; “Contour Crazy”, para definir os contornos das bochechas e da mandíbula; e a “Mouth Magic”, focada na linha do queixo.

Basta aplicar seu produto de preferência (como óleos, hidratantes e séruns) e seguir a modelo – ou o áudio explicativo – apresentado pelo aplicativo, que o aparelho fará todo o trabalho de intensidade. As massagens variam entre dois e quatro minutos.

O Foreo Luna 3 tem três versões – para pele normal, mista e sensível – e já está à venda no site da marca, por R$ 1.199.

Leia mais:
Cinco mitos e verdades sobre o peeling sem ácido
Os principais fatores pelos quais a pele fica sem brilho
Como manter a pele hidratada em dias frios e secos