Grazi Massafera usa body da Balmain – Foto: Bruna Castanheira, com edição de moda de Rodrigo Yaegashi e beleza de Krisna Carvalho

Verão: a estação mais aguardada do ano por muitos brasileiros já começou e, durante o período de curtição ao ar livre, sol, praia e piscina, nossa pele e cabelo sentem o impacto. Afinal, com as temperaturas elevadas, não é novidade que nosso organismo passa a produzir maior quantidade de sebo.

Segundo Cintia Cunha, dermatologista e tricologista (especialidade médica que cuida dos cabelos), o nosso couro cabeludo, quando não lavado frequentemente – de 3 a 4 vezes na semana -, pode fazer com que o óleo em excesso escorra pelo rosto, aumentando ainda mais o aspecto pegajoso e brilhante na pele.

Mas atenção: lavar em excesso, tanto o rosto quanto o cabelo, pode trazer um efeito rebote. Além disso, temos que tomar outros cuidados que não só têm a ver com a parte estética.

Cintia Cunha contou à Bazaar outras dicas para uma rotina de cuidados ideal para manter a pele e os cabelos saudáveis no verão. Veja:

Hidratação e proteção da pele

Que o protetor solar é indispensável em qualquer estação do ano, nós já sabemos. Mas sabemos também que nem todo mundo se atenta ao uso. A exposição aos raios ultravioletas sem proteção pode acarretar em doenças e queimaduras graves.

Se o aspecto brilhante é o problema, existem muitos tipos de produtos que ajudam a evitá-lo. Outro fator indispensável é a hidratação. “Apesar da produção de maior sebo na pele, não quer dizer que não devemos hidratá-la – óleo e água são coisas diferentes. A hidratação pode e deve ser mantida, porém com o uso de produtos específicos para seu tipo de pele, geralmente em sérum ou em gel”, conta a especialista.

O uso de produtos multifuncionais tem sido cada vez mais recomendados nas rotinas de skincare, para ninguém deixar os cuidados de lado.

Controle da oleosidade

A oleosidade em excesso pode trazer riscos de inflamações, como cravos, acnes, dermatite seborreica, entre outros problemas. Por isso, segundo a dermatologista, ela pode e deve ser controlada com sabonetes específicos do tipo adstringente, que limpa na medida certa.

E se atente em evitar produtos muito abrasivos, que podem piorar o aspecto da oleosidade, assim como o uso em excesso de máscaras esfoliantes, por conta do atrito. “Hoje também existem diferentes produtos no mercado para quem quer um efeito matte no rosto. São produtos específicos, muitos contendo ácido salicílico, alfa-hidroxiácidos ou ativos seborreguladores patenteados que ajudam a diminuir a oleosidade a longo prazo”, diz Cintia. Consulte seu médico para saber se e qual pode usar.

Cuidado com os procedimentos estéticos

“Uma dica para quem vai fazer procedimentos estéticos é para que escolha aqueles que não deixarão a pele sensibilizada, ou seja, com tecnologias que não a queimam e a descamam muito”, afirma. Ela também explica que os demais não são proibidos, porém com os cuidados adequados no período pós-procedimento, sendo um dos principais, evitar exposição ao sol, de 15 a 30 dias, além de seguir as recomendações adequadas em relação ao uso de filtros solares e hidratação.

Secar bem os fios

No verão, muitas pessoas têm o hábito de deixar o cabelo secar naturalmente, mas a tricologista afirma: “cuidado com a raiz. Se ela ficar úmida por muito tempo, pode levar à oleosidade, caspas e consequentemente à queda”. Fique atento também para não dormir com a raiz molhada.

Reposição hídrica e uso de protetores térmicos

Muita gente lembra de proteger o rosto, mas esquece de proteger os fios. “Existem produtos que oferecem proteção tanto para o calor do secador, quanto para a exposição aos raios ultravioletas, que danificam as fibras, e que farão com que ele fique opaco, amarelado e sem vida. Invista neles”, avisa a expert.

Ela também ressalta que o sol resseca e desidrata os fios, por isso precisamos de reposição lipídica e hídrica adequada nas madeixas. Além disso, indica o uso de óleo de coco como umectante, para ser usado no cabelo antes de se expor aos raios solares. “Ele vai deixar as madeixas mais protegidas e pode ser utilizado, inclusive, uma vez por semana na face, para deixá-la um pouco mais hidratada”.

Não esqueça dos lábios

“No dia a dia, esteja sempre com um protetor solar labial e uma boa água termal para borrifar na pele quando estiver muito quente – ela vai hidratar sem trazer oleosidade”, afirma.