Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Se precisássemos definir Christian Bale em um palavra, ela com certeza seria camaleão. Além de ser um excelente ator, ele é o tipo de artista que topa os desafios mais surreais para dar vida a um personagem, o que inclui mudar seu corpo drasticamente, principalmente quando pensamos em peso. Uma dessas situações, quando Bale chegou a pesar 66 kg para interpretar seu papel em “O Vencedor”, acabou lhe rendendo um Oscar de “Melhor Ator Coadjuvante”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Mas, em entrevista ao E! News, o ator revelou que os dias de ganhar e perder peso, malhações malucas – incluindo exercícios para afinar o pescoço – e alimentação regulada podem estar ficando para trás: “Estou um pouco mais entediante agora, porque estou mais velho e sinto que se continuar fazendo o que fiz no passado, vou morrer. Então, prefiro não morrer”, disse. Nesta quinta-feira, Bale está completando 46 anos e, para comemorar, montamos uma linha do tempo das transformações mais surpreendentes vividas pelo ator.

Mas atenção! A Bazaar reforça que as dietas e exercícios seguidos por Bale não são saudáveis e não devem ser usados como inspiração. Para qualquer mudança alimentar ou de exercício, procure a ajuda de profissionais responsáveis.

2000

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Apesar de já ser magro, Christian Bale quis perder ainda mais peso para atuar em “Psicopata Americano”. Para isso, adotou uma dieta em que comia apenas proteína, sem nenhuma quantidade de açúcar, gorduras boas ou alimentos low-carb. Além disso, o ator contou ao jornal The Guardian que decidiu mexer colocar lentes nos dentes para manter a verdade de seu personagem. “Para Patrick Bateman, seu físico é muito mais importante do que das maiorias dos personagens. Ele lida totalmente na superfície e é incrivelmente narcisista”, explica.

2004

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Para interpretar um personagem que sofria de insônia e começa a ter paranoias em “O Operário”, Christian Bale perdeu mais de 27 kg em apenas quatro meses, alcançando a marca de 55 kg. O ator contou que sua dieta incluía apenas água, uma maçã e um copo de café por dia. Os produtores do longa tiveram que proibir Bale de perder mais peso – por questões de saúde – já que o objetivo do artista era alcançar 45 kg.

2005

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

No primeira longa de Bale como Batman, o caminho percorrido foi o contrário: o ator precisava ganhar peso e músculos logo após terminar de gravar “O Operário” e tinha apenas cinco meses antes do início das gravações de “Batman Begins“. “Eu exagerei porque estava gostando de engordar. Ignorei conselhos de ir devagar, porque meu estômago havia diminuído e que deveria começar com sopas… Fui direito para pizzas e sorvete e comia cinco refeições de uma vez”, disse ao Huffington Post sobre como foi dos 55 kg para 86 kg. Além disso, o ator também treinava pesado na academia para ganhar músculos.

2010

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Novamente, Christian Bale entrou em uma dieta restrita para perder peso para “O Vencedor”. Para interpretar Dicky Eklund, um boxeador com problemas de drogas, perdeu mais de 13 kg, alcançando a marca de 66 kg. Diferente da dieta seguida antes de “O Operário”, desta vez, o ator investiu nos exercícios e revelou em entrevista que corria por horas, mas se sentia muito saudável.

2013

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

“Comi muitos doughnuts, muitos cheeseburgers e qualquer coisa que podia. Literalmente comia qualquer coisa que cruzava meu caminho. Estava pesando cerca de 84 kg e fui para mais de 103 kg”, contou Bale para a revista People sobre sua mudança física para o filme “Trapaça”.

2018

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Depois de perder o peso de “Trapaça” para o filme “Êxodo: Deuses e Reis”, Christian Bale precisou engordar novamente para interpretar Dick Cheney em “Vice”. Além de ganhar mais de 18 kg, o ator raspou o cabelo, pintou as sobrancelhas e precisou fazer uma série de exercícios para o pescoço.

2019

Foto: Reprodução/IMDb
Foto: Reprodução/IMDb

Quem pensa que Bale não perdeu peso para “Ford vs Ferrari”, se engana. Além de emagrecer o que havia engordada para “Vice”, o ator decidiu perder ainda mais peso, principalmente quando percebeu o quão difícil era entrar nos carros de corrida.

Leia mais:
Galeria Houssein Jarouche prepara mostra coletiva “Girls On Pop”
Musée des Arts Décoratifs conta os 153 anos de história da Harper’s Bazaar
“Karl Lagerfeld in Berlin”: Hotel de Rome apresenta mostra de fotografias do kaiser