Rooftop do Hotel Du Cap – Foto: Divulgação

Por Carolina Andraus

Um dos grandes ícones da hotelaria, o glamuroso Hotel Du Cap-Eden-Roc, uma verdadeira instituição francesa a “Grand Dame” da Cote D’Azur, teve seu icônico Rooftop anexo a piscina totalmente repaginado pelas mãos da arquiteta brasileira Patricia Anastassiadis. O belíssimo resultado, e projeto considerado uma honra por se tratar de uma das maiores referencias da Cote, não poderiam passar desapercebidos pelos amantes do belo.

Pense em passar dias imersos em um dos maiores destino do luxo ao mar, lugar para descansar, se cercar de pessoas interessantes com toda a privacidade e conforto, serviço impecável que é tão perfeito que fica quase invisível e badalar nos restaurantes de toda a região.

Sob uma das piscinas mais fotografadas do mundo, talvez a mais fotografada de todas no último século, está o Rooftop do Hotel Du Cap-Eden-Roc, este esse espaço que é quase um jardim interno no majestoso jardim da propriedade, com vista para o mar e onde é um dos lugares preferidos para um almoço mediterrâneo cercado pelo belo ou um drink com vista para um final de tarde dourado refletindo no mar. O pensamento, a abordagem e a forma intimista tratam cada um dos hotéis da Oetker Collection, com um serviço impecável e aconchegante faz toda a diferença nas experiencias em cada um dos destinos, o que não seria diferente nesse ícone da hotelaria.

A arquiteta Patricia Anastassiadis – Foto: Divulgação

O Rooftop também já foi testemunha de festas a beira da icônica piscina, e recebeu todas as grandes celebridades do cinema das épocas áureas de Hollywood até os dias de hoje. Pensando em tudo isso, quando entrou no Hotel Du Cap-Eden-Roc, Patricia teve uma forte sensação de que precisaria preservar a história de um lugar que já existe a mais de 150 anos. Todas as cores e formas foram baseadas em uma dança do olhar que consiste em trazer elementos que conversem com o que já está lá.

Patricia fez um profundo trabalho de campo, desde usar como referência o verde das folhas do jardim para desenvolver a cor e desenhar o tapete, fazer o tingimento dos tecidos, trazendo um olhar muito “taylor made” para o projeto.

Outro elemento muito forte foram os bambus, um elemento muito forte usado no espaço dos anos 20, mas trazê-lo com um olhar mais contemporâneo, uma releitura atual, mas conectando a estética da tradição e história desse apêndice da piscina, cheio de memorias, com um frescor de atualidade.

Rooftop do Hotel Du Cap – Foto: Divulgação

Foi construída uma história, para que as pessoas, ao entrarem nesse glamuroso apêndix da piscina, sintam com uma narrativa que fale sobre o passado e o presente nesse espaço cheio de história. A área oval que dá acesso ao restaurante, “La Rotond”, a chama a atenção por ser uma forma belíssima, com uma disposição totalmente ortogonal, que faz pensar “Este é um jardim dentro de um jardim”, o que leva a uma fluidez onde o jardim e o espaço interno se conectam de forma muito fluida.

Os tons de azul também usados no hall, são os azuis do sul da Franca, são as tonalidades que encontramos no pôr do sol, naquela localização, com uma luz que invade o restaurante e encanta o olhar. Além disso, a inspiração náutica de estar no mar, um mar mais glamuroso que a maioria, um náutico com a sofisticação a altura desse oásis esplendoroso.

Curiosamente na decoração, o design de produtos totalmente desenvolvidos no Brasil e mais de 60% dos produtos fabricados também aqui, o que é totalmente o que seria intuitivo quando imaginamos um dos grandes ícones de hotelaria da França. Grande conquista para essa arquiteta e orgulho para o design brasileiro.

Rooftop do Hotel Du Cap – Foto: Divulgação

Patricia, que inicialmente foi contratada pelo grupo Oetker para desenvolver o projeto das áreas comuns do Hotel Tangara, a propriedade do grupo no Brasil, com o desafio de criar um dialogo entre a visão Europeia e o Brasil, entre o clássico e o contemporâneo, em uma estrutura já existente, uma propriedade privada em um parque publico, um desafio interessante que teve grande sucesso com todo o mobiliário, a curadoria das obras de arte, chegando a um resultado com 95% de design brasileiro de grande beleza e sucesso.

A partir daí, Patricia foi chamada para fazer um outro projeto em Jumby Bay, mais um endereço icônico da Oetker Collection agora no Caribe, usando elementos locais, artesãos, artistas, para que haja uma conexão entre a experiencia do local e o hospede. Essa sensibilidade encantou o grupo.

Convite para uma concorrência de uma instituição francesa, Patricia recebeu esse convite com mais quatro escritórios inglês, francês entre outros. Com a relação de memória afetiva muito boa que tinha com a região, por ter frequentado muito a região na casa seu tio em Cap D’Antibes, Patricia mergulhou no universo da Cote D’Azur e imprimiu todo seu talento com maestria, nos dando o enorme orgulho de ter a marca do talento nacional em um dos maiores ícones da hotelaria francesa!

Rooftop do Hotel Du Cap – Foto: Divulgação

Programa imperdível principalmente para quem este ano não conseguiu se programar com antecedência, já que o hotel tem suas reservas sempre superlotadas nos verões Europeus, fica o convite para aproveitar os dias de setembro e o finalzinho da temporada de praia no endereço mais sofisticado do Sul da França.

@carolina.andraus é formada pela FGV, ex-mercado financeiro, empreendedora, desenvolveu e vendeu diversas empresas no mercado imobiliário. Globetrotter e cidadã do mundo, já morou em Londres, Paris, Nova Iorque, Boston, Istambul e Frankfurt. Recentemente voltou a estudar na Harvard Business School e passou a escrever sobre mulheres inspiradoras, comportamento, e viagens.