Côte-d’Azur: Mônaco e seus prazeres mediterrâneos

A pequena cidade-estado atrai cada vez mais brasileiros pelo clima subtropical e spots de luxo inesquecíveis

by Cibele Maciet
Mônaco - Foto: Divulgação

Mônaco – Foto: Divulgação

Monaco,
28 degrés à l’ombre
C’est fou, c’est trop
On est tout seuls au monde
Tout est bleu, tout est beau. »

Mônaco,
28 graus à sombra,
É uma loucura, é demais
Estamos sozinhos no mundo,
Tudo é azul, tudo é bonito.
(Tradução livre)

Assim, o cantor francês Jean-François Maurice começava sua canção em homenagem a Mônaco, principado colado à França. Terra monárquica exuberante, de clima mediterrâneo, onde os invernos são doces e úmidos, e os verões, excitantes, quentes e secos. Um convite ao eterno dolce far niente da vizinha Itália, de quem já foi propriedade do século XII ao XV. Com o vento marinho suavizando os dias quentes das estações veraneias, aqui, la vie est belle.

Porto de Mônaco - Foto: Divulgação

Porto de Mônaco – Foto: Divulgação

Quem vai de férias a esse pedacinho do mundo vai se deparar com paisagens de tirar o fôlego, restaurantes estrelados pelo Michelin, festas que vão até o raiar do sol, e, principalmente, muito luxo – detalhe, um entre três locais é milionário. Sem esquecer do Museu Oceanográfico e do clássico cassino de Monte-Carlo, opções de passeio que valem a visita. Prontos para um tour?

Ayrton Senna, herói nacional

Track da Fórmula 1 em Mônaco - Foto: Divulgação

Track da Fórmula 1 em Mônaco – Foto: Divulgação

Verdadeira adoração dos brasileiros, essa pequena cidade-estado de pouco mais de 38 mil habitantes viu o número de turistas brasileiros aumentar 64% em 2017 comparação ao ano anterior. Isso se falar nos jogadores de futebol do time AS Monaco, que adotam o local como residência fixa. Mas uma boa razão, sem dúvida, é a popularidade que Ayrton Senna ainda mantém no país: ele é o detentor do maior número de títulos no Grande Prêmio de Mônaco, seis (contra cinco de Prost, seu maior rival).

Suíte em homenagem a Ayrton Senna - Foto: Divulgação

Suíte em homenagem a Ayrton Senna – Foto: Divulgação

Por esse motivo, um dos hotéis-palácio mais importantes do principado, o cinco estrelas Fairmont, inaugurou uma suíte em homenagem ao nosso (e deles) herói nacional. Intitulado Ayrton Senna, o quarto do terceiro andar oferece uma vista privilegiada: a curva mais lenta do famoso circuito de 78 voltas, mas também a entrada do túnel.

Com um terraço que oferece uma vista dupla, a pista e o mar turquesa que bate no rochedo de Mônaco, o convite é ao total chill. Mas não pára por aí: quem se hospeda ali vai ter a chance de ver alguns objetos pessoais do piloto, como o macacão amarelo usado na primeira vitória de Mônaco, um capacete, um volante, além de um boné azul autografado. E porque viver é recordar, quem lembra do “Ayrton Senna, do Brasil!”, de um Galvão Bueno entusiasmado?

It is time to party, baby!
Mas Mônaco também é sinônimo de festa e de glamour, a começar pelas soirées animadas e regadas a muito champanhe do Twiga Beach Club. Ali dá para tomar sol durante todo o dia, de 11h às 20h – atenção, na Europa tem sol até tarde no verão! -, e depois dançar all night long ate às 6h da manhã. Que tal, dá para aguentar o tranco? Já o Sunset é para quem quer passar as tardes de verão na praia em companhia de gente bonita e sincera.

Nikki Beach - Foto: Divulgação

Nikki Beach – Foto: Divulgação

Ou, melhor ainda: para quem está hospedado no Fairmont (na suíte do Ayrton, de preferência, porque ninguém aqui está de brincadeira!), o Nikki Beach é o hot point do pedaço, e, para continuar com o anglicismo, the place to be and be seen. Pela quinta vez consecutiva, o evento se instala no telhado do hotel, com vista privilegiada do mar e do rochedo. Música ao vivo, drinks, piscina, atmosfera cool e chique.

O restaurante L’Horizon, num deck em frente ao mar, oferece pratos à base de carnes, peixes e saladas, além de um bar de champanhe, para ninguém ficar de fora. Diversão garantida! Para quem viaja à época do GP de Mônaco, em meados de maio, é por ali que rola a festa logo após a final do campeonato.

Aliás, o Fairmont é famoso pelos terraços vips em seus quartos, bem em frente à pista, de onde os espectadores assistem a corrida bem de pertinho. Com champanhe e buffet de petit fours como companhia. Quem vê a corrida dali garante que dá até para sentir o cheiro dos pneus!

Leia mais:
Royal Clippers: Bazaar faz um passeio no maior veleiro do mundo
Day use: dê um mergulho no mar com luxo no litoral sul de São Paulo
Polinésia Francesa surpreende e se destaca como paraíso para a lua de mel