Prestes a embarcar em turnê pela Europa, a cantora pernambucana Duda Beat se desdobra em ensaios e preparativos para os shows. Bazaar passou 24 horas com ela. Veja como é sua rotina:
8h
Só consigo acordar com meu despertador, não tem jeito. Meu horário de levantar não muda nunca porque, todos os dias, religiosamente, malho pela manhã. Acordo uma hora antes para comer alguma coisa e não treinar de barriga vazia. Minha gata Miu Miu dorme comigo e, normalmente, acordo com dor na coluna. Os donos de gatos sabem como é: a gente fica com pena de tirá-los da cama. Não tem jeito, ficamos tortos, mas eles dormem com a gente.
8h15
Depois de uma rápida preguiça, já dou uma olhada no meu celular para checar se preciso responder compromissos de trabalho. Uso esse momento, também, para fazer um carinho nas minhas gatas. Além da que dorme comigo, tenho a Chanel.
8h30
Desço para tomar café da manhã e Chanel já está me esperando para comer. Ela gosta de atum ao natural, então, este é o momento. Dou a comidinha para ela e sigo para preparar meu café: costumo tomar café puro, sem açúcar, e ovos mexidos para dar aquela força antes do treino.
9h
Começo a malhação. Malho por vídeo, com meu personal trainer, no subsolo da minha casa. Na pandemia, comprei barras de ferro com anilhas, pesinhos de perna e de mão, halteres e aluguei uma bike (pago mensalmente). Faço musculação por uma hora mais ou menos, entre 9h e 10h, e, logo em seguida, me jogo nos meus trinta minutos na bicicleta. É algo que faz muito bem para a minha cabeça, para o meu corpo. É prazeroso demais, não consigo deixar isso de lado. Saio da academia por volta de 10h45 e já parto para um banho, depois de beber um shake para seguir o dia.
11h
Depois disso é quando o dia começa para valer: damos o start nos ensaios neste horário. Vamos (eu e Tomás Tróia, meu marido e produtor) para o estúdio, que é normalmente bem perto de casa. A gente aluga um estúdio chamado Floresta, que é no bairro Cosme Velho, aqui no Rio. Moro em Laranjeiras, então, é perto. Vai a banda toda para lá e ensaiamos até o meio da tarde, com parada para o almoço. Os ensaios são muito legais, muito mesmo, e acontecem de diversas formas. No início, quando a gente não estava se encontrando, os músicos estavam relembrando as músicas, principalmente o baterista novo, o Uirá. Passamos as faixas do meu último álbum “Te Amo Lá Fora” (2021) e do meu antigo, “Sinto Muito” (2018). O repertório todo, na verdade. É um lugar muito especial esse estúdio que alugamos: tem um janelão que dá para ver o dia acontecendo. Antes de começarmos, temos a parte do aquecimento de voz, com minha professora de canto. Temos esse momento que é superimportante. Ela pergunta qual é a dificuldade do dia e quais serão as faixas que vamos ensaiar. Na maioria das vezes, ela acompanha o ensaio todo e faz anotações de coisas a melhorar. É bem importante tê-la junto, tanto para mim quanto para as backing vocals.
12h30
Paramos para almoçar. O almoço é sempre um momento de muita descontração. Todo mundo come junto, conversa. Normalmente, pedimos quentinha para todos. Tem alguns restaurantes que a gente adora. A maioria da galera é vegetariana, então, costumamos pedir umas opções mais naturebas.
15h
Finalizamos o ensaio. Dependendo do dia, minha rotina é diferente daí para frente. Em geral, me reúno com a minha empresária e meu produtor resolvendo as datas de lançamento, orçamento de publicidade etc. Frequentemente, sigo para outro estúdio, de gravação de voz, seja para uma nova música ou uma narração para um comercial.
19h30
Uma coisa que fazemos bastante – e que gosto muito – é sair para jantar. Como as minhas backing vocals são de São Paulo, quando estamos em maratonas de ensaios, elas ficam no Rio de Janeiro por 15 dias direto. Elas são as únicas da equipe que não moram aqui. Então, ou saímos pra jantar e tomar um drink ou elas vêm aqui para casa e pedimos uma comida gostosa e tomamos vinho, ouvindo música nova que ainda vamos lançar. Geralmente, meus dias são assim.
21h
Para finalizar, costumo ver uma série com meu marido. Estamos em uma fase de rever várias coisas. Assistir com mais atenção, eu diria. Agora no começo do ano, estamos revendo a série “Game Of Thrones” (HBO). Já revimos todos os filmes da Marvel na ordem certa. Foi muito interessante, diferente de ver no cinema, aleatoriamente. Temos consumido muito o streaming da Disney+, principalmente as séries de super-heróis. As que mais gostei foram “Wanda Vision” e “Loki”. Maravilhosas, me conquistaram demais.
23h
Costumo dormir por volta de 23h. Gosto de dormir oito horas por noite. Quando durmo menos, sobrevivo apenas. Sou dorminhoca, não tem jeito. E tenho uma mania: dormir no lado esquerdo da cama, sempre.



