Couve-flor assada - Foto: Divulgação
Couve-flor assada – Foto: Divulgação

Por Roberta Lowndes

A couve-flor inteira é uma tendência e é mesmo a coisa mais linda, inteira, dourada, assada…. Me pergunto por que a gente cortava as arvorezinhas uma a uma! Quem disse mesmo que era assim?

Seja lá qual fosse sua receita favorita, crocantemente empanada ou deliciosamente gratinada com molho branco e muito queijo, ou super fit na versão salada, ou ainda funcional como “crudités “, pode apostar também: assar uma couve-flor inteira é uma experiência transformadora, tanto para o cozinheiro quanto para a couve-flor.

A princípio, você pode ficar perplexo a respeito de por que alguém pode querer cozinhar um pé de couve-flor inteiro, mas quando tirar a couve-flor dourada, tenra e aromática do forno, você começa a entender.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Couve-flor assada - Foto: Divulgação
Couve-flor assada – Foto: Divulgação

E por que assar couve-flor inteira? Há muitas razões para assar um grande vegetal inteiro, mas o sabor é o principal entre eles. A doçura inerente da couve-flor se torna mais pronunciada à medida que a umidade dentro dela é retirada.

Ela fica divina e crocante. E você surpreende todo mundo.

Aprenda a preparar:

Ingredientes
1 couve-flor
2 colheres (sopa) de azeite ou manteiga temperatura ambiente
Sal com alho e ervas a gosto

Modo de preparo
Preaqueça o forno médio (180°C)
Corte o caule do pé da couve-flor removendo as folhas
Misture o azeite ou manteiga com o sal, alho e ervas e pincele a couve-flor
Coloque em uma assadeira e leve ao forno por 35 ou 40 minutos. Sirva a seguir

Para ver se está pronta, espete um palito de churrasco que, se passar por ela toda facilmente, estará macia. Deixe ficar bem dourada, para ficar mais bonita. Se quiser dar um toque, tire cinco minutos antes do forno e polvilhe queijo parmesão misturado com farinha de rosca ou panko, dá um crocante extra!

Leia mais:
Aprenda a fazer uma versão vegetariana de pizza
Prepare caldo verde em apenas nove passos
Veja receita de sopa japonesa nutritiva para o inverno