O Met Gala, abreviação de Metropolitan Museum of Art Costume Institute Gala, é um evento anual de angariação de fundos realizado em Nova York, na primeira segunda-feira de maio, que marca a abertura da exposição de moda do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art.
O baile atrai celebridades, designers de moda e figuras proeminentes da indústria do entretenimento e é um dos mais importantes do calendário. Com um tema específico, que guia as escolhas de vestuários dos participantes, as celebridades ousam em looks espalhafatosos, divertidos, históricos e deslumbrantes. Para este ano, o tema será “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion”, ou em tradução livre, “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda”.
Em ritmo de esquenta para o baile, relembre algumas situações divertidas, constrangedoras e, até mesmo, agressivas que o Met Gala já proporcionou. Veja:
O menu

Priyanka Chopra, de Valentino e Bulgari, no Met Gala 2023 – Foto: Reprodução/Instagram/@priyankachopra
Priyanka Chopra criticou o cardápio do Met Gala de 2023, revelando que ela e seu marido, Nick Jonas, precisaram pedir pizza no hotel depois do evento. Durante a entrevista em que fez essa revelação, a atriz ainda brincou: “Aí vai meu convite para o próximo ano. Se você não me vir no Met, já sabe o motivo.”
A relíquia
Ver essa foto no Instagram
Kim Kardashian usou o vestido original que Marilyn Monroe escolheu para cantar “Happy Birthday” para o presidente John F. Kennedy, em 1962. Apesar de afirmar que perdeu sete quilos para entrar na peça, o perfil do Instagram The Marilyn Monroe Collection, página oficial do historiador e colecionador Scott Fortner, divulgou imagens da peça após Kim usá-la no Met Gala de 2022. As imagens mostram o icônico traje com o tecido esgarçado e faltando cristais, o que gerou polêmica e muitas questões sobre seu empréstimo.
Miau!
Vestida de gato, Doja Cat resolveu entrar completamente no personagem e responder às entrevistas apenas com miados. Para o Met Gala de 2023, a rapper se transformou em Choupette, a gatinha do estilista Karl Lagerfeld, que era o homenageado da noite.
Barrado
Em 2016, a mídia norte-americana destacou a situação embaraçosa vivida por Elon Musk que, excluído da lista de convidados, esperou sob a chuva por mais de uma hora para entrar no principal after-party do Met Gala. Apesar da espera, e sem nome na lista, o bilionário não foi autorizado a entrar e curtir a noite ao lado de celebridades.
Tudo pelo look
Katy Perry, conhecida pela escolha de seus looks usados para o baile, admitiu em em 2022 que, devido aos detalhes de seu vestido Oscar de la Renta, não sabia se seria capaz de ir ao banheiro. Essa não foi a primeira vez que a cantora enfrentou dificuldades para sustentar um look polêmico. Na preparação para o evento de 2016, Katy disse que usaria fraldas.
A briga
Jay-Z foi agredido por Solange Knowles, irmã de Beyoncé, em um elevador de hotel após o Met Gala. Na época, surgiram rumores de traição do rapper contra a cantora, o que enfureceu Solange. As imagens da câmera de segurança viralizaram mundialmente em 2014.
Companhia indesejada
Nicki Minaj não escondeu seu desagrado ao ver Demi Lovato no tapete vermelho do Met Gala de 2016. A imagem constrangedora repercutiu, e Demi comentou publicamente que o evento foi uma “experiência horrível”, onde uma “celebridade foi ríspida” com ela. Demi também não poupou críticas ao evento, afirmando que seria a primeira e, provavelmente, a última vez que iria ao evento e ainda disse que era algo elitista, que excluía pessoas que não faziam parte daquele meio.