Foto: Novo Fotografia
Desfile de abertura do Minas Trend, verão 2020 – Foto: Novo Fotografia

Berço da cultura da moda brasileira, o Minas Trend é essencial para o crescimento da indústria no País. Os investimentos feitos para que nomes ainda desconhecidos por cidades como São Paulo e Rio de Janeiro sejam expostos são enormes. Os organizadores do evento, entre eles o estilista Ronaldo Fraga, possuem visões amplas e positivos sobre as edições que estão por vir.

Além dos desfiles e dos shows culturais, as palestras com profissionais da indústria e a feira de negócios são outras vertentes do Minas Trend que constroem uma plataforma para o encontro de fashionistas. E quando falamos fashionistas, englobamos estilistas, comerciantes, jornalistas, influencers e o público que admira o mundo da moda.

Veja a seguir as 10 coisas que Bazaar amou do evento mineiro :

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Akt

Foto: Novo Fotografia
Foto: Novo Fotografia

“Queria sair da bolha. Então escolhi a liberdade. O paraquedas serviu de inspiração para essa coleção de verão 2020”, disse a CEO da marca Raquel Dalseco. O sportswear e a o athleisure estão com tudo na moda, e a mineira decidiu apostar no segmento.

Suas peças são para aquelas mulheres que precisam de uma roupa confortável, mas estilosa e chique, para um dia inteiro de trabalho e vida pessoal. A Akt estreiou nas passarelas do Minas Trend nesta 24ª edição no desfile de abertura, e chamou a atenção da Bazaar. Para ficar de olho!

Memória Afetiva
Muitas marcas foram buscar inspirações no próprio passado. A Arte Sacra e a Denise Valadares são exemplos de como acontecimentos e tendências passados podem ser revisitados e feitos de novo, criando uma nostalgia necessário para enfrentar os dias de hoje. Talvez até como uma manifestação de vontades antigas, tanto na moda quanto na cultura em geral.

Acessórios

Foto: Sebastião Jacinto Jr.
Foto: Sebastião Jacinto Jr.

Entre bolsas, joias e sapatos, os acessórios também fizeram bonito no Minas Trend. No desfile da Trendbijoux por Sindijoias Minas Gerais, a marca de Mariana Amaral optou pelas correntes misturadas com pedrarias.

E o Atelier Chilaze, apostou nas cores e no máxi. Com muita bossa, as peças apresentadas montam o look, enaltecendo o mood over, onde sempre mais é mais.

Foto: Sebastião Jacinto Jr.
Foto: Sebastião Jacinto Jr.

Brasilidade
As raízes culturais mineiras e brasileiras fizeram do evento uma celebração das crenças e da história do País. Os estilistas decidiram buscar e honrar sua história, levando detalhes para a passarela que fazem parte do Brasil. Somando isso com as bandas presentes, a gastronomias e a vibe do verdadeiro verão que conhecemos.

Ronaldo Fraga

Foto: Sebastião Jacinto Jr.
Foto: Sebastião Jacinto Jr.

Ronaldo Fraga é um dos idealizadores do evento que Bazaar ama. Além de ser o mentor dos artistas participantes do evento, ele organiza os desfiles e é a voz da moda entre empresários e comerciantes. E com sua astúcia, o mineiro faz discretas manifestações.

Cultura
Além da moda, o evento também prestigiou a gastronomia mineira, e as bandas brasileiras. Jota Quest, Elba Ramalho, Zélia Duncan e Jacques Morelenbaum cantaram para o público do Minas Trend, em meio as apresentações fashion. Ronaldo Fraga disse na coletiva de imprensa que era de extrema importância unir o Minas Trend com a cultura brasileira também.

Raquel de Queiroz

Foto: Higor Blanco
Foto: Higor Blanco

A estreia da estilista Raquel de Queiroz nas passarelas do Minas Trend surpreendeu os fashionistas. Com um mood misturado entre Maria Grazia Chiuri e vestidos dignos de de tapetes vermelhos, a mineira apresentou um desfile rico em bordados, informação de moda e poesia. Uma verdadeira artista, para ficar de olho.

Bordados

Foto: Novo Fotografia
Denise Valadares, verão 2020 – Foto: Novo Fotografia

A riqueza da cultura barroca de Minas Gerais apareceu em cada detalhe dos desfiles de verão 2020. Quem se jogou de cabeça nas pedrarias foram as estilistas Denise Valadares e Raquel de Queiroz. Bordados em forma de flores, desenhados à mão ou pontuais em cada look, apareceram com frequência levando informação de moda para as trends que já estão nascendo para o próximo verão.

Cores

Foto: Novo Fotografia
Fátima Scofield, verão 2020 – Foto: Novo Fotografia

Explosão de cores para esse verão 2020! As marcas Fátima Scofield e Skazi apostaram na ampla cartela de cores para enriquecer e dar vida às coleção apresentadas nesta semana no Minas Trend.

E as estampas também marcaram presença. “Os grafismos das nossas estampas foram misturados às cores complementares e análogas, de uma maneira que parecem até um animal print”, disse Daniel Corrêa, estilista da Fátima Scofield.

E Eduardo Amarante, estilista da mineira Skazi, apostou nas estampas de tie-dye e nas flores: “transferi todo o mood surfista, que é simples, para a minha alfaiataria”.

Aberto ao Público
Pela primeira vez em 10 anos, o Minas Trend foi aberto ao público. Acesso à informação livre é a chave para fazer o evento crescer e fazer o público entender a importância do projeto.

Leia mais:
Raízes culturais mineiras são honradas na 24ª edição do Minas Trend
Explosão de cores e brasilidade marcam a segunda noite da 24ª edição do Minas Trend
Minas Trend investe em cultura e diversidade para o verão 2020
Minas Trend: três spots para aproveitar Belo Horizonte