Foto: Reprodução/WWD

Por Silvana Holzmeister e Rodrigo Yaegashi

A conexão de Gabrielle Chanel com Hollywood, nos anos 1930, tem estado no radar da Chanel. Do recente episódio de Inside Chanel para o verão 2021, referências a esse período, mescladas a outras décadas deram o tom ao desfile no Grand Palais, espaço mítico das apresentações da marca e que tem previsão de fechar para reforma no final deste ano.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

No resultado desse mergulho em mais um capítulo da herança cultural da marca, a diretora criativa, Virginie Viard, passeou entre a silhueta fluida em vestidos ao corte quadrado de jaquetas oversized, do clássico tailleur em tweed ao terninho paetizado com blazer cropped.

Há um interessante jogo de materiais com pesos diferentes, marcado principalmente pelo efeito “mullet” nas saias. Tudo finalizado por acessórios impactantes, que trazem para o urbano referências sutis à coleção de joias de 1932. A sensação é o de uma mulher segura e confortável com sua segunda pele, aspecto que sempre esteve no radar de Gabrielle Chanel. Veja dez coisas que amamos na coleção:

O cenário

A despedida do Grand Palais, que normalmente é palco dos desfiles da marca e passará por uma reforma, foi feita com um cenário simples e direto: um letreiro da Chanel.

As jaquetas

Foto: Reprodução/WWD

Com ombros arredondados e modelagem ampla, as jaquetas de couro ganharam um toque da marca com detalhes diferentes, como golas em outros tecidos e Chanel estampado nas mangas.

As bermudas

Foto: Reprodução/WWD

A grife reforça que as bermudas ainda vão ficar em alta por um tempo ao apresentar modelagens em diferentes materiais. Destaque para o modelo rosa com aplicações de tweed.

A cintura

Foto: Reprodução/WWD

Calças e saia de cintura baixa dominaram a passarela, combinadas com tops retos e blusas que deixam a barriga de fora.

As t-shirts

Foto: Reprodução/WWD

Seguindo o tema hollywoodiano, as camisetas ganharam estampas espertas e coloridas.

Os colares

Foto: Reprodução/WWD

Pequenas bolsas foram transformadas em colares charmosos.

As capas

Foto: Reprodução/WWD

Combinadas com calças ou blusas de tweed, as capas transparentes remetem ao glamour de Hollywood.

Os cintos

Foto: Reprodução/WWD

Além dos colares com minibags, os cintos de cristais são os acessórios mais desejados da coleção.

As tiaras

Foto: Reprodução/WWD

O logo da Chanel se transforma em uma pequena coroa ao ser usado como tiara. Os acessórios de cabelo trazem uma característica dos desfiles que foi eternizada por Karl Lagerfeld.

Sem mangas

Foto: Reprodução/WWD

Coletes e blusas sem mangas, às vezes usadas sobre outras peças, deixam as silhuetas desfiladas mais geométricas.