Há pouco mais de um ano, Kim Jones foi anunciado como novo diretor criativo das coleções femininas da Fendi. Quatro coleções depois, o estilista reforça a que veio: acrescentar seu olhar moderno e ousado aos códigos criados por Karl Lagerfeld para a casa italiana.
Para o verão 2022, Jones revisita o trabalho de Antonio Lopez, ilustrador de moda queridinho do kaiser e se inspira em seu lifestyle. A vida social do artista, que frequentava o icônico Studio 54, e o glamour nova-iorquino dos anos 1960 permeiam a coleção, em que ilustrações de Lopez, como silhuetas femininas e pinceladas, se tornam estampas e padrões de roupas e acessórios.
Os ares disco da época são traduzidos em detalhes metálicos, minivestidos e power suits. Mais uma coleção de Jones para arrancar suspiros e mergulhar na história e herança cultural da Fendi. Veja dez coisas que amamos da coleção:
As ilustrações
O trabalho de Antonio Lopez é traduzido em lindas estampas – diversas vezes, reproduzidas de forma que criam um padrão. Os perfis femininos se repetem pelas peças, com detalhes em vermelho que realçam os lábios dos desenhos.
A alfaiataria
Impecável, a alfaiataria levou força e linhas geométricas para a coleção. Destaque para os coletes com enormes lapelas, usados sem camisa.
A pelúcia
Casacos feitos com o material fofo acrescentam volume ao verão 2022 da Fendi – além de dar novas texturas aos desenhos de Lopez.
O branco
O branco e o off-white predominam no começo da coleção, que vai escurecendo ao longo do desfile. As cores claras deixam as peças ainda mais elegantes.
Os mínis
O Studio 54 foi uma das inspirações de Kim Jones, que levou os ares disco para o verão 2022 com minivestidos estampados e coloridos.
Os power suits
Anota aí: o retorno à vida social é marcado pelos power suits – que na Fendi ganham versões mais leves e brilhantes usados com biquínis.
Os acessórios
As estampas e cores se estendem para bolsas e acessórios.
A história
Num primeiro momento, as coleções de Kim Jones já encantam visualmente. Quando desvendamos a história por trás de suas inspirações, as peças ganham ainda mais significado – principalmente por unirem a visão única do designer com a trajetória da casa que assumiu há um ano. No caso da escolha pelo trabalho de Lopez, o designer buscou retomar uma personalidade admirada por Karl Lagerfeld e que, até mesmo, já havia criado um logo para a casa – reproduzido na coleção.
As franjas
Mais um elemento que acrescenta movimento à coleção, os vestidos de franja têm um lindo acabamento metalizado.
As pinceladas
Não foram apenas as ilustrações de Lopez que se tornaram estampas – pinceladas enfeitam vestidos e camisas.