Projeto Patronas apresenta coleção “Travessia”

Vera Cortez e Mariana Porto mostram joias que resultaram da jornada de três quilômetros a nado pelo mar

by Silvana Holzmeister
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Amigas de longa data, a artista plástica Mariana Porto e a designer de joias Vera Cortez comandam juntas o projeto Patronas, que chega à terceira edição nesta quarta-feira (30.10), com a coleção “Travessia”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A coleção é composta de 80 peças divididas entre brincos, colares e pingentes em metal (ouro e prata folheada a ouro) trabalhadas com madeira, coral vermelho, coral peau d’ange, ágatas, diamantes, turmalinas verdes, pérolas negras, pérolas brancas e pérolas Tahiti; além de oito colares têxteis com fios de seda, linho, algodão e jeans, fabricados e tingidos manualmente com fechos de prata e ródio negro, costurados e bordados com pérolas negra e branca, coral e contas de vidro. Ainda fecha a coleção, seis fotografias costuradas com contas de vidro e aquarela.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O conceito da coleção nasceu de um grande desafio: a jornada de três quilômetros a nado pelo mar, que a dupla realizou no último final de semana. Para Mariana e Vera, o preparo para cruzar a Praia de Cocanha, município de Caraguatatuba, em São Paulo, se relaciona a um processo de autoconhecimento que passa pela cabeça e pelo corpo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estar no mar, no opinião delas, foi uma vivência necessária para aprender sobre si mesmas, compreender os estados físico e mental desencadeados por essa situação singular.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No estágio entre a busca pelo movimento da vida e a experimentação física de realização foi formatada a coleção. A cada dia de trabalho, Mariana e Vera elaboravam a experiência, motivando-se a seguir em frente com a sorte da parceria na qual uma compreende os limites e aberturas da outra. Que uma puxe a outra para fora da zona de conforto, adiante e rumo a novas conquistas, pode ser compreendido nesta travessia de forma literal.

Leia mais:
Zodíaco: as pedras preciosas que combinam com o seu signo
Joias para todos: conheça a coleção “Love Matters”, de Vera Cortez
Vera Cortez renova a parceria com a artista plástica Mariana Porto