Kyla Ramsey (Muse Management) usa tricô e calça Salvatore Ferragamo, camisa e sapatos Hermès – Foto: Shaniqwa Jarvis, com edição de moda de Samira Nasr, cabelo de Lacy Redway, maquiagem de Raisa Flowers, produção de Camella Re, manicure de Aja Walton e set design de Peter Klein

Uma grande marca da moda durante a pandemia foi o retorno de tendências do passado, com toques da contemporaneidade. Mangas bufantes, peças mais coloridas, variedade de estampas… todas essas peças que estão cada vez mais em alta são, na verdade, heranças de décadas passadas. Porém o estilo que vem ganhando cada vez mais destaque entre as fashionistas é a sobreposição.

Colocando a criatividade em jogo, a tendência consiste em formar novos looks, a partir de roupas já presentes no seu guarda-roupa, sobrepondo-as. Apesar de ser possível criar várias combinações no verão, é no inverno que a sobreposição se destaca. As várias camadas de roupa ajudam a criar uma maior proteção contra o frio.

Aos poucos, a sobreposição começou a aparecer cada vez mais em nossas redes sociais e televisão, por meio dos looks de famosas, blogueiras e influencers. Não só restrita aos grandes nomes da moda ou às celebridades, passamos a enxergar novas possibilidades em nossos guarda-roupas e, inspirando-se em outfits que ganharam a internet, passamos a reproduzir e a usar roupas sobrepostas.

Se engana quem pensa que a tendência surge agora. Já estamos acostumados com a sobreposição mais clássica, com blazers, jaquetas e casacos, porém as possibilidades são infinitas e não existem muitas regras. O indicado é explorar a criatividade e tentar mesclar estampas, cores, texturas e tecidos.

Veja algumas opções de looks:

Vestido e t-shirt

Luiza Brasil usa camiseta com vestido – Foto: Reprodução/Instagram/@mequetrefismos

Perfeito para qualquer estação, usar vestidos por cima de camisetas é um caminho sem volta. A sobreposição de vestidos e t-shirts pode ter diversas combinações, com vestidos mais curtos, longos, mídi com camisetas mais básicas, coloridas e até mesmo transparentes.

Uma dica é investir em acessórios como lenços, tiaras e bolsas, para trazer um ar ainda mais fashionista para o seu look.

Colete e camisa

Um clássico da sobreposição, que pode ser utilizado desde em um evento mais formal até em baladas. Os coletes conferem elegância a qualquer look, até mesmo para os mais despojados. A versatilidade da peça permite a sua combinação com camisas mais leves ou pesadas, como, por exemplo, os casacos.

Suéter e camisas

Anna Carolina Bassi usa camisa + suéter – Foto: Reprodução/Instagram/@annacarolinabassi

Deixar as golas e os punhos de uma camisa social para fora de um suéter é sinônimo de estilo. Mesmo sendo uma combinação muito utilizada, alguns toques de contemporaneidade podem incrementar o seu look e deixá-lo mais moderno, como, por exemplo, mesclar as camisas com suéters cropped mais apertados.

Camiseta e segunda pele

Caracterizando-se como um elemento do street style, usar uma camiseta personalizada por cima de uma segunda pele mais básica traz um ar fashionista para qualquer produção. Vale apostar em camisetas mais larguinhas e estampadas e criar composições divertidas e estilosas.