Alice + Olivia irá lançar uma coleção-cápsula para a plataforma – Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (18.09), o TikTok dá início ao seu próprio mês fashion, com a criação de várias hashtags e apresentação de lives e vídeos de diversas marcas, incluindo Louis VuittonSaint LaurentAlice + Olivia. Até o dia 8 de outubro, a plataforma irá hospedar duas transmissões ao vivo por semana com o objetivo de concorrer com as semanas de moda físicas e a supremacia do Instagram sobre os conteúdos de moda digitais.

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Depois de um momento complicado de adaptação a esta área, o TikTok tem se mostrado um grande aliado das produções de conteúdo de moda e um novo exercício de criatividade. A pandemia do novo coronavírus impulsionou a indústria fashion a se reinventar dentro do universo digital e esta rede social se tornou uma grande aliada, principalmente quando analisamos seu algoritmo.

Entre as hashtags e challenges que viralizaram na rede, o movimento “coattagecore” e o “Dark Academia” alcançaram três bilhões e 61 milhões de visualização, respectivamente. Outra corrente de conteúdos que se destacou foi o #HarryStylesCardigan challenge, uma brincadeira em que os usuários do TikTok tentam recriar um cardigan da JW Anderson que o cantor Harry Styles usou em uma programa de televisão.

Seguindo o sucesso da brincadeira, a JW Anderson irá lançar sua coleção de verão 2021 na plataforma.

“Temos visto a indústria da moda reinventar o que luxo significa para a cultura e a sociedade por meio do TikTok, trazendo a moda para a casa da nossa comunidade durante a quarentena”, disse CeCe Vu, responsável pelas parcerias de moda dentro da plataforma, através de um comunicado sobre a iniciativa.

Apesar do publico extremamente jovem – 69% dos usuários da plataforma tem entre 13 e 24 anos -, esta iniciativa vai movimentar a economia da moda. A aposta do TikTok é de que esses consumidores influenciam diretamente as compras de pessoas mais velhas, incluindo seus pais e familiares.

Coleções exclusivas

Aumentando a importância da iniciativa, alguma marca optaram por criar coleções exclusivas para o evento. A Puma se uniu a criadores e designers negros para criar algumas peças, incluindo Jufu, Dominic Toliver, Taylor Cassidy, Makayla, Kyle Kuzma e Winnie Harlow. A marca também anunciou que irá doar parte do lucro para a Equal Justice Initiative.

Já Alice + Olivia cocriou uma coleção-cápsula exclusiva com o TikTok e planeja apresentá-la com criadores da plataforma como modelos, incluindo Melanie e Miranda Wilking, Janette Ok e Bria Jones. Parte dos lucros será revertido para o Council of Fashion Designers of America.