Foto: Divulgação

Por Cristiane Peixoto

Lançar uma marca não é tarefa fácil. Lançar uma marca nova em plena pandemia merece palmas.

Para Monica Junqueira e Patrícia Freitas, a dupla por trás da YU, o desafio foi encarado de maneira positiva. O lançamento, na verdade, estava programado para março, mas, por respeito ao momento, resolveram esperar o cenário ficar mais tranquilo e com algum controle.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

“Acreditamos que mesmo em uma crise existem oportunidades e a melhor forma de prever o futuro é construindo. Não do conhecido, mas do desconhecido” afirma a dupla.

Foto: Divulgação

A YU nasce também na mesma hora que a indústria da moda vive um momento de reflexão: inclusão, diversidade e sustentabilidade agora fazem parte do vocabulário de uma geração de consumidores cada vez mais antenada e exigente.

E a pandemia deixou mais claro ainda a necessidade de uma mudança na produção, desenvolvimento e até no calendário da moda.

Foto: Divulgação

“Sustentabilidade, inclusão e slow fashion estão na pauta de qualquer marca que quer um mundo melhor. Estamos focando em criar um estilo para a mulher YU com peças de qualidade, peças atemporais e sempre trabalhando com pequenos ateliês que sabemos que cumprem a sustentabilidade social. Somos voluntárias em uma ONG cultural e na área da educação. Fazer trabalho social faz parte da nossa rotina. Teremos sempre um item em que a venda será revertida a uma dessas organizações”, contam.

Foto: Divulgação

Patrícia e Monica, como boas cariocas, se inspiraram no Rio de Janeiro nesta primeira coleção, e enxergam a mulher YU como “uma mulher global, urbana, informada, ligada em qualidade e com uma estética contemporânea, seja para roupa ou também para arte, arquitetura e fotografia”.

Foto: Divulgação

Pensando nesta mulher, as peças não seguem tendências, podem ser combinadas de várias maneiras e facilmente incorporadas ao guarda-roupa. Sem falar na qualidade dos tecidos e nas modelagens mais amplas que atendem a uma variedade de tamanhos. Preto e branco predominam com detalhes em amarelo, trazendo uma mensagem de otimismo e alegria.

E otimismo e alegria é tudo que precisamos agora. Seja bem-vinda, YU!