Foto: Reprodução/Instagram/@yeezymafia

Por Janaína Souza

Se por trás das câmeras a vida pessoal de Kanye West é carregada de assuntos mais delicados, na frente delas, especificamente, quando o assunto é sua relação com moda, o cantor há tempos vem reforçando seu nome como uma grande referência em meio aos grandes designers e grifes.

Se no passado o cantor era visto de forma polêmica, hoje ele está no hype fashion, com aparições incríveis nas últimas edições das semanas de moda, um sólido relacionamento com designers importantes da cena, uma forte influência no estilo das mulheres com quem se relaciona e uma grande conexão com sua legião de fãs. Contudo, a relação de West com a moda começou nos anos 90, onde grandes nomes do hip-hop criaram marcas próprias conectando sua música e estilo com seu público.

Uso da moda para dar voz

Para além da estética e da produção de buzz marketing, Ye possui um olhar minucioso e estratégico e utiliza a moda como um instrumento para dar visibilidade para pessoas que assim como ele, não se viam representadas pelas grandes grifes.

Seja fazendo parcerias com marcas renomadas, criando projetos para conhecer talentos promissores e até, trazendo a arte das ruas para as grandes passarelas do mundo, o cantor observa a moda com um olhar mais sensível e profundo, pouco aproveitado por outros rappers. O cantor vê tudo isso com amor e promove a sinergia perfeita entre música, moda, estilo e arte.

Influência

Muito se fala sobre a influência de West na evolução do estilo de suas ex-companheiras: Kim Kardashian e Julia Fox.

Com Kim, percebemos uma nítida evolução no estilo da estrela de ‘Keeping Up with the Kardashians’ ao longo de sua relação com o cantor. A empresária passou por uma transformação na forma como se vestia, apostando em uma estética menos hiper sexualizada e mais artística. Por conta disso, tornou-se queridinha de grandes grifes e referência para muitas mulheres ao redor do mundo.

Já Fox, enquanto esteve junto com West, transformou-se em uma verdadeira vitrine de divulgação para grandes marcas, após a primeira aparição junto com o cantor na Paris Fashion Week, em 2022.

Pode parecer que Ye é que estava ‘no comando’ das escolhas de vestimentas das duas parcerias. Porém, na realidade, o cantor sempre possuía este olhar mais estratégico e mais uma vez, não enxergava a moda apenas pelo viés estético. Era algo além disso. Ele enxerga a moda como arte e, de forma sensível, aproveita sua potência para desmistificar padrões e barreiras com muita sensibilidade.

Exemplo disso foi no falecimento do rapper DMX, seu amigo. Na época, o cantor pediu uma tiragem exclusiva e limitada à Balenciaga, em sua homenagem. Todas as peças foram vendidas em apenas um dia e todo o valor arrecadado foi repassado aos familiares de DMX.

Parcerias de sucesso

Desde seu estágio, em 2008, na Fendi, o cantor virou um fenômeno na moda e seus feitos estão aí para provar. Louis Vuitton, Nike, Balmain, Adidas, GAP e Balenciaga são algumas das marcas que fizeram parcerias incríveis e de grande sucesso com o cantor. Sem contar sua própria marca Yeezy, responsável por seus tênis descoladíssimos e muito disputados.

O cantor é uma personalidade importantíssima e disruptiva para o mundo da moda. Assim como Rihanna, ele faz questão de representar e se reconhece como uma espécie de “justiceiro” para um grupo que não é representado da forma como deveria nas grandes passarelas. “(…) há uma garotada nas ruas que esperava por alguém para falar por eles e é isso que eu vou fazer. Eu sou o Robin Hood da moda”, disse ao Style.com

Mesmo quem não é fã do cantor, há de se convencer um dia que Ye é uma figura relevante da cena musical, mas tem transformado com louvor as perspectivas sobre street style e a moda sob um olhar racial, disruptivo e democrático.