Kaiser Karl: tudo que sabemos até agora sobre a série da vida de Lagerfeld no Disney+ (Foto: Divulgação)

É oficial: 2023 é o ano de Karl Lagerfeld! Mais de 4 anos depois de sua morte, em fevereiro de 2019, o estilista que liderou a direção criativa da Chanel e Fendi por décadas será não apenas o tema da nova exposição de moda (e do Met Gala!) no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, em maio, mas também será o próximo “protagonista” nas telas fashionistas.

Enquanto Jared Leto já foi anunciado como o ator no papel de Lagerfeld em um filme ainda sem data de estreia, a produção da série ‘Kaiser Karl’, sobre a vida do estilista, está a todo vapor. Nesta semana, foram divulgadas novas informações sobre os episódios que prometem chegar ainda esse ano no streaming Disney+ e, aqui, a Harper’s Bazaar conta tudo que você precisa saber por enquanto.

‘Kaiser Karl’ vai mostrar a vida amorosa do estilista

Anunciada em agosto de 2021, ‘Kaiser Karl’ é uma série de seis episódios sobre a vida do estilista alemão Karl Lagerfeld, conhecido por seu trabalho como diretor criativo de longa data em casas como Chanel, Fendi e Chloé, além de sua própria marca homônima. Pelo legado e influência profundos na moda, recebeu o apelido de ‘kaiser’ (imperador, em alemão).

Em uma produção ambiciosa, ‘Kaiser Karl’ promete traçar a ascensão de Karl Lagerfeld nos anos 1970, antes de se tornar o diretor criativo da Chanel. À época, apesar de já ser a mente por trás dos designs da Fendi e Chloé, o estilista ainda lidava com a fama maior de seu rival, Yves Saint Laurent.

Para além das conquistas profissionais, os episódios também retratarão a vida amorosa do kaiser, focando em seu único relacionamento, com o dandy Jacques de Bascher, com quem viveu durante quase 17 anos e que, por um período, também foi amante de Saint Laurent.

Karl Lagerfeld nos anos 1960 (Foto: Getty Images)

A série é baseada em um livro homônimo

Produzida pelo estúdio francês Gaumont (de Lupin, na Netflix), ‘Kaiser Karl’ tem cinco roteiristas mulheres confirmadas: Isaure Pisani-Ferry, Jennifer Have, Dominique Baumard, Nathalie Hertzberg e Raphäelle Bacqué. A última, jornalista, é responsável pela biografia do estilista publicada em 2020, também intitulada ‘Kaiser Karl’ e considerada uma das pesquisas mais íntimas a respeito do trabalho de Lagerfeld.

O livro’Kaiser Karl’, ´por Raphäelle Bacqué, lançada em 2020 e que inspira a nova série homônima (Foto: Divulgação)

O protagonista será um ator espanhol

A Disney confirmou o ator espanhol Daniel Brühl no papel do estilista Karl Lagerfeld.

Daniel Brühl, ator que interpretará Karl Lagerfeld em ‘Kaiser Karl’ (Foto: Getty Images)

Muitos personagens familiares estão na série

Junto com a divulgação do protagonista, outros atores e atrizes também foram confirmados como parte da produção. O canadense Théodore Pellerin dará vida a Jacques de Bascher. No papel de Yves Saint Laurent está o ator francês Arnaud Valois, enquanto Pierre Bergé – companheiro e empresário do estilista – será interpretado por Alex Lutz (vencedor do César de Melhor Ator em 2019).

Karl Lagerfeld e Jacques de Bascher, em 1978 (Foto: Philippe Morillon / Divulgação)

Para além do elenco principal, outros personagens importantes na vida do kaiser já tiveram intérpretes confirmados. Gaby Aghion, fundadora da grife Chloé (onde Karl Lagerfeld trabalhou entre 1964 e 1984), será vivida por Agnès Jaoui. Marlène Dietrich será interpretada por Sunnyi Melles, Andy Warhol por Paul Spera e Paloma Picasso por Jeanne Damas. Em uma última divulgação, os papéis das musa de Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld, Loulou de la Falaise e a princesa Diane de Beauvau-Craon, respectivamente, serão de Claire Laffut e Clara Bretheau.

Jacques de Bascher e a princesa Diane de Beauvau-Craon, em 1979 (Foto: Philippe Morillon / Divulgação)

Ainda que uma boa parte de personalidades relevantes na trajetória de Lagerfeld já tenha sido confirmada como parte da série, fãs e fashionistas podem esperar para mais divulgações em breve. Figuras como Betty Catroux, Antonio López Kenzo devem logo entrar para o hall de personagens.

As gravações já começaram

As gravações de ‘Kaiser Karl’ já começaram e estão espalhadas pela França, Itália e Mônaco, com mais de 2.200 atores extras.

Os cenário serão ambiciosos

Sob o olhar dos cinematógrafos Mélodie Preel e Mahdi Lepart, o diretor artístico dos cenários é Jean Rabasse, ganhador de seis prêmio César e nomeado, em 2001, para o Oscar de Melhor Direção de Arte por seu trabalho em ‘Vatel’.

Karl Lagerfeld em 1983, ano em que entrou para a Chanel (Foto: Getty Images)

Os figurinos serão um grande foco da série

A série ‘Kaiser Karl’ terá mais de 3.o00 figurinos, dos quais 160 serão produzidos pelo próprio ateliê do estúdio. A figurinista responsável pela curadoria dos visuais é Pascaline Chavanne, detentora de 11 nomeações ao César por Melhor Figurino, tendo ganhado duas, uma delas por seu trabalho em “O Oficial e o Espião” (2019).

A trilha sonora será original

Os seis episódios de ‘Kaiser Karl’ terão uma trilha sonora original composta por Sacha e Evgueni Galperine.

A previsão de estreia de ‘Kaiser Karl’ é 2023

A série ainda não tem data de estreia definida, mas deve chegar ainda em 2023 no Star, streaming do Disney+ voltado para o público adulto.