Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A Pantone elegeu o Classic Blue, que indica confiança e confiabilidade, como a cor do ano 2020. “Pessoas de todo o mundo têm o mesmo tipo de reação ao tom, com base nos testes que fizemos em outros países. Aquele azul escuro da meia-noite fala do dia que termina, um tempo para procurar refúgio, para procurar silêncio. Essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas atribuem esse sentimento de estabilidade e constância à cor”, declara Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Depois do anúncio, a indústria da moda, da decoração e da beleza se adequam à tendência que promete dominar o próximo ano. Mas será que é fácil acrescentar a tonalidade na maquiagem? Segundo a maquiadora Brigitte Calegari, por ser uma cor fria, este azul é mais complicado de ser usado como make.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Ao contrário da cor quente, que conseguimos usar tanto nos olhos, quanto nos lábios, as cores frias, principalmente o azul, ficam melhores nos olhos. Achei a escolha interessante por sair um pouco dessa era de tons quentes, que a gente tem vivido nos últimos anos, mas ela é um pouco limitante em relação a esse ponto”, explicou a beauty expert.

Foto: Reprodução/Instagram/@brigittecalegari
Foto: Reprodução/Instagram/@brigittecalegari

Pensando na harmonia das cores, o Classic Blue combina melhor com peles frias, o que, segundo Brigitte, é complicado para as brasileiras, já que a maioria tem a pele mais amarelada. “Porém, cabe a pessoas com a pele alaranjada, ou seja, mais bronzeada usar esse tom, porque o laranja e o azul são cores complementares, são opostas no círculo cromático”, acrescenta.

Mas, lembrando que maquiagem não tem regras, existem inúmeras possibilidades para apostar em makes azulados. Como as cores frias ficam melhores nos olhos, Brigitte indica uma série de estilos: esfumados monocromáticos, um toque de cor na raiz dos cílios, rímel e delineadores. “O delineado é a forma mais fácil de trabalhar com o Classic Blue, seja uma versão mais gráfica, gatinho, etc”, diz a maquiadora.

“Entrando em uma composição de cores, para os olhos esse azul ficaria legal com tons de verde, roxo e lilás. Já nos lábios, batons pêssego, laranjas ou rosados frios podem criar visuais harmonicos”, acrescenta Brigitte.

Leia mais:
Preto & branco: sete ideias de maquiagem para arrasar
Cinco coisas que você precisa saber sobre a slow beauty
Brilho nos olhos é tendência de beleza no SPFW N48