Jessica Chastain – Foto: Getty Images

O Oscar 2022, realizado no domingo (27.03), em Hollywood, foi uma festa repleta de glamour, com produção de beleza para todos os gostos. Teve pele perfeita, cabelos esculturais, make nada e também não faltaram opções de DIY (do it yourself). O hairstylist Dougllas Dias, idealizador do The Art Salon, e o make up artist Wildson Lopes comentam. Veja:

Ponytail moderninho

Jessica Chastain, vencedora na categoria Melhor Atriz por seu papel em “Os Olhos de Tammy Faye”, apostou em um rabo de cavalo, um clássico no red carpet. “O truque para diferenciar daquele que você usa no dia a dia é desfiar a raiz, principalmente a do topo, conferindo volume, e ondular levemente as pontas”, afirma Dougllas Dias. O elástico também não fica aparente. “Ele é preso com mechas do próprio cabelo. E, para dar um ar despojado, alguns fios são estrategicamente deixados na lateral”, diz.

Já no make, ela usa um look peach. “É uma pele bem trabalhada, ou seja, tem corretivo, base, iluminador, mas nada em excesso, garantindo essa aparência natural. Só os olhos estão marcados. Além de cílios postiços e traços de delineador, há uma combinação em tons terrosos”, revela o maquiador Wildson Lopes.

O pixie do Oscar

Ariana DeBose – Foto: Getty Images

O pixie, corte de Ariana DeBose, vencedora da categoria Atriz Coadjuvante pelo filme “Amor, Sublime Amor”, inspira mulheres que querem renovar o visual. “Muitas não têm coragem para cortar os fios assim, tão batidinho na nuca, mas, acredite, é possível renovar o visual com algumas adaptações. Tem um curto para cada textura e formato de rosto. Basta uma boa conversa com o seu cabeleireiro”, garante o especialista. Prova disso, é que outra indicada na categoria Atriz Coadjuvante, Jessie Buckley, também apareceu com uma versão de pixie.

Jessie Buckley – Foto: Getty Images

Mas precisa tomar cuidado com a tonalidade do rosto e do cabelo. Para o maquiador Wildson Lopes, é possível perceber que Jessie ficou muito pálida, apagada. “Sabemos que elas mudam muito e sempre estão com um determinado corte ou cor por conta de um papel. No caso de Jessie, você percebe que há uma homogeneidade no todo, só faltou um toque de cor que trouxesse um ar de saúde… um blush, uma corzinha no centro dos lábios”, comenta.

Waves para dar um up nos lisos no melhor estilo “faça você mesmo”

Penélope Cruz – Foto: Getty Images

Indicada na categoria Melhor Atriz pelo filme “Mães Paralelas”, Penélope Cruz apareceu com os fios lisos, mas não chapados. Assim como Lily James, Jennifer Garner e Mila Kunis. “O efeito é conquistado com uma escova redonda grande ou babyliss, em maior ou menor intensidade. Spray fixador é essencial para manter as ondas por mais tempo”, ensina o cabeleireiro.

Na questão de make, tudo muito natural. “A festa do Oscar geralmente traz maquiagens elaboradas, mas não com muitas cores fortes”, assegura Wildson Lopes.

Semipreso autêntico

Kristen Stewart – Foto: Getty Images

Kristen Stewart, indicada na categoria Melhor Atriz por “Spencer”, trouxe para o red carpet um look semipreso na nuca, mas com muita textura. “Você vai precisar de vários produtos. Tem volumizador para garantir esse efeito de raiz mais alta; ativador de cachos, que confere a ondulação; e o spray de sal, para uma textura mais messy. A secagem com difusor, sempre amassando, foi fundamental para esse visual, finalizado com spray fixador”, ensina o hairstylist.

Gel para estilizar como quiser

Naomi Scott – Foto: Getty Images

“Madeixas estruturadas com gel. É uma forma fácil de fazer um penteado. Primeiro, você escolhe como vai querer o seu cabelo: se todo jogado para trás, se bem liso, na lateral … Depois, aplica o gel com um pente ou o produto em spray, como o liso da atriz Naomi Scott“, afirma Dougllas Dias.

Mas atenção: o gel confere bastante fixação (pode deixar efeito duro), procure um que dê esse efeito, mas sem deixar esse aspecto, já que existem vários no mercado. Na dúvida, passe pouco produto. Se errar na dose, não se preocupe, o segredo é tirar com água morna e aplicar uma quantidade de condicionador antes do xampu para amolecer o gel e assim conseguir eliminar todo resquício do produto.

Zoe Kravitz – Foto: Getty Images

Zoe Kravitz também apostou no gel. “Mas o cabelo dela tem tantos pontos a serem observados que é até difícil falar só dessa parte. A franjinha foi estrategicamente penteada em gomos e cortada com um leve degradê. O comprimento, preso em um torcidinho”, esclarece o cabeleireiro.

Presos para todos os gostos

Olivia Colman – Foto: Getty Images

Olivia Colman, indicada na categoria Melhor Atriz por “A Filha Perdida”, ostentou os fios estruturados. “Podemos perceber que ela optou por um estilo mais bagunçadinho”, observa o hairstylist.

Zendaya – Foto: Getty Images

Zendaya também prendeu as madeixas para trás. “Mas aproveitou sua textura natural. As pontas são enroladas em um coque banana. Um visual bem despojado e até um pouco difícil de reproduzir sozinha em casa”, alerta Dougllas Dias.

Nicole Kidman – Foto: Getty Images

Nicole Kidman, também indicada na categoria Melhor Atriz por “Apresentando os Ricardos”, investiu em um preso na nuca. “Muitas vezes é preciso usar uma extensão para conseguir que o cabelo fique bem trabalhado e cheio dessa forma, além de muito spray fixador e grampos para segurar a estrutura”, ilustra Dougllas Dias.

Kirsten Dunst – Foto: Getty Images

Mais uma indicada na categoria Atriz Coadjuvante, pelo filme “Ataque dos Cães”, Kirsten Dunst também optou por um preso na nuca. “Observe que a maioria das atrizes que surgiu com este visual, repartiu as madeixas em uma das laterais e deixou mechas soltas. Tudo isso garante um toque de modernidade ao look”, revela o cabeleireiro.

Mulheres maduras

Jamie Lee Curtis – Foto: Getty Images

As atrizes Jamie Lee Curtis e Judi Dench – indicada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por “Belfast” – estão com os fios branquinhos. “As mulheres costumam reclamar quando eles ficam amarelados, por isso, precisa fazer manutenção, usando uma linha matizante, que garante esse aspecto mais brilhante e vivo”, alerta o cabeleireiro.

Judi Dench – Foto: Getty Images

Mas o ponto mais importante aqui a destacar são os cortes delas, modernos, que tiram a atenção dos sinais do tempo. Sabe aquele aspecto vovozinha? Não existe no caso delas! E engana-se quem pensa que mesmo com o cabelo curtinho não dá pra variar, as possibilidades são diversas, como o efeito molhado com os fios em gel jogados para trás, que dá um ar mais sofisticado.

Na questão da make, Wildson Lopes é categórico: “Mais é menos. Mulheres maduras devem evitar sombras cintilantes e com brilho, já que elas revelam as rugas e linhas. Para valorizar os lábios, batom opaco ou cores neutras com ar de saúde”, ensina o maquiador.

Tranças? Temos!

Aunjanue Ellis – Foto: Getty Images

Elas são inspiradoras. “Vimos muitos modelos no red carpet, sinal de que elas estarão em alta”, avisa o hairstylist Dougllas Dias. A indicada ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por “King Richard: Criando Campeãs”, Aunjanue Ellis, ostentou tranças pequenas. “Elas iam de uma lateral à outra, quebrando a monotonia do penteado. Ficou muito charmosa”, garante.

Vanessa Hudgens – Foto: Getty Images

Assim como a cantora e atriz Vanessa Hudgens. “A diferença é que ela usou um visual bem polido e as tranças foram parar no coque. Um luxo, garantindo modernidade a um penteado clássico”, declara o especialista.

Lupita Nyong’o – Foto: Getty Images

E o que dizer de Lupita Nyong’o? “Atitude e referência. Claro que pode ter um lace, mas o visual combinou perfeitamente. Quando você faz com um profissional, não estraga os seus fios”, orienta o hairstylist.

Aliás, não era só o hair da estrela que estava poderoso. “A pele estava radiante. Fruto de cuidados diários, ou seja, uso de hidratante e ácidos, mas de uma maquiagem com produtos certeiros”, argumenta Wildson Lopes. “Inclusive, ela brincou com a sombra dourada entre traços pretos e o esfumado marrom, que combinou com os tons do seu vestido. Totalmente fashion.”

Do vermelho ao vinho

Tracee Ellis Ross – Foto: Getty Images

“Algumas atrizes apostaram no bocão, como Renate Reinsve, Tracee Ellis Ross, Maggie Gyllenhaal e Nicole Kidman. Se você gosta do vermelhão, é só fazer uma combinação de olho mais leve todo iluminado com esfumado marrom ou apostar no delineador”, encoraja Wildson Lopes.

Para turbinar a duração do batom, a dica é: passar uma camada do batom e, por cima, dar batidinhas com uma esponja com pó facial translúcido. Por fim, aplicar mais batom.

Troque o olho preto esfumado pelo delineador

Kristen Stewart, Zoe Kravitz e outras beldades estavam com delineador ao invés do clássico olho preto esfumado. “É muito mais glamouroso. Zoe, por exemplo, tinha um delineado gatinho que evidenciava a parte interna da linha d ‘água. Diferente da Kristen que realmente destacou toda essa região”, exemplifica Wildson Lopes.

Tati Gabrielle – Foto: Getty Images

O maquiador ainda comenta sobre a brincadeira que a atriz Tati Gabrielle fez com sua make. “Ela colocou um glitter dourado no canto interno dos olhos. Atenção se você quiser copiar: precisa de produto específico. Não serve para qualquer um, pois pode causar irritação ou alergia e vai borrar todo o resto se você chorar. Converse com o seu maquiador, ele vai saber indicar”, conclui.