O roller de jade ajuda no processo de desinchar - Foto: Divulgação/Aflo
O roller de jade ajuda no processo de desinchar – Foto: Divulgação/Aflo

Acordar com o rosto inchado é muito mais comum nessa época do ano em que alimentos salgados e álcool são consumidos em abundância.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Convidamos alguns especialistas para revelar o que se pode fazer para se prevenir do problema. Anote:

O que faz com que seu rosto fique inchado?
Um rosto inchado é essencialmente causado pela retenção de líquido. “O motivo do rosto inchar é geralmente devido à vasodilatação e desequilíbrio eletrolítico, fazendo com que o fluido saia das veias e entre na área da pele. O sistema linfático é incrivelmente importante em sua função de eliminar as impurezas do corpo e, ocasionalmente, é bloqueado ou desacelerado. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar a drenagem linfática é beber água”, observa Emma Craythorne, dermatologista da Harley Street.

O gatilho para esse acúmulo de excesso de água varia. Existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer com você: “comer muito sal, alergias, despertar precoce, banho quente, álcool e TPM (sempre inevitável)”, lista a expert em tratamentos faciais Lisa Franklin.

“Existem muitas condições de saúde que podem apresentar inchaço facial, incluindo doenças da tireoide, artrite reumatoide, lúpus e doença renal”, observa Susan Mayou, dermatologista consultora da Clínica Cadogan.

No entanto, Lisa recomenda que você “procure assistência médica se tiver com sintomas, especialmente se nada mudou em sua rotina normal – cuidados com a pele, dieta ou outros”.

Como posso evitar um rosto inchado?
“Remova a maquiagem antes de dormir, a inflamação na pele piora o inchaço e a maquiagem deixada durante a noite na pele contribuirá para isso”, diz Sophie Shotter.

“Gatilhos como alergias e hormônios são inevitáveis, por isso, vale a pena estar atento à quantidade de álcool e sal que você consome nesses tempos, e usar água mais fria para lavar o rosto é uma boa ideia”, aconselha Lisa.

Por que álcool e comida salgada deixam meu rosto inchado?
“Muito sódio (do sal) no corpo causa retenção de líquidos, que pode se apresentar como um rosto inchado”, explica Susan. “Use ervas e especiarias para dar sabor aos alimentos, e não ao sal. O álcool é um diurético que leva à desidratação geral. Nossa pele fica seca e pode parecer enrugada, mas, ao mesmo tempo, o rosto pode ficar inchado devido à vasodilatação. A tez fica entorpecida, mas a pele do rosto pode ficar avermelhada e, com a ingestão crônica excessiva de álcool, a vermelhidão pode se tornar permanente. O álcool pode privar sua pele de vitaminas e nutrientes e causar danos a longo prazo – o consumo excessivo está associado a doenças da pele, como a rosácea, por isso é importante moderar o álcool”, alerta.

Leia mais:
K-Beauty: cinco lições da rotina de skincare das coreanas
Doenças neurológicas podem começar com problemas no intestino
Bazaar testou: roller de quartzo rosa massageia o rosto