Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A partir dos 25 anos, muitas mulheres e homens percebem que o cabelo começa a cair em ritmo mais acelerado. “Existem diversas causas para esse fenômeno de queda dos fios, como dietas restritivas, estresse ou pós-parto”, afirma Lucas Fustinoni, médico tricologista e membro da Sociedade Brasileira do Cabelo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A boa notícia é que já existem diversos tratamentos para recuperar a força e a saúde dos fios – também demonstrados por sua grossura e brilho. Abaixo, o especialista dá algumas dicas:

Verifique se o nível de ferro no seu sangue está adequado

“Sabemos que o ferro é responsável por fazer com que seu corpo produza hemoglobina, elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo, incluindo aquelas que alimentam seus fios. Por isso, ele é tão importante para o crescimento capilar”, explica o tricologista.

Quer saber quais alimentos contam com esse nutriente? Invista no feijão, espinafre, lentilha, castanha de caju e carne vermelha.

Invista em bons alimentos, como o ovo

As carências de vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos de boa qualidade também impactam na saúde dos fios e do couro cabeludo. “Seu cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, incluir quantidades adequadas em sua dieta é vital para o crescimento do cabelo”, afirma o expert.

“Alimentos que têm fontes de proteínas são peixe, frango, carne magra, ovos, feijão, quinoa, tofu e leguminosas. O ovo, por exemplo, é um velho conhecido quando o assunto é saúde capilar, sendo incluído em receitas caseiras de hidratação dos fios. Sua boa fama vem do fato de que o ovo é rico em proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Esses micronutrientes são envolvidos nos processos de formação da fibra capilar e de multiplicação das células da raiz do cabelo”, diz Fustinoni.

Outras boas fontes de zinco incluem sementes de abóbora, peixe, ovos e lentilhas. No caso do selênio, este mineral é rico em enzimas que ajudam os folículos pilosos a ficarem protegidos contra agressões ambientais. “Além do ovo, a castanha-do-pará é uma boa fonte desse nutriente”, completa.

Converse com seu médico sobre suplementos

A rotina corrida muitas vezes dificulta a obtenção de todos os nutrientes e vitaminas das quais nosso corpo precisa. Em alguns casos, você pode precisar de vitaminas orais, como exsynutriment, biotina e vitamina C, para tornar seus cabelos mais grossos e resistentes.

“Sabemos que o folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência, diminuindo a queda do cabelo, por isso, essas substâncias são importantes. Além disso, elas ajudam a promover um incremento do fluxo de nutrientes permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar”, resume o médico.

Evite penteados apertados e jamais durma com ele preso

“Evite rabos de cavalo apertados, pois a tensão vai quebrar o cabelo”, pontua. Os melhores prendedores são feitos com tecido mais suave. “Uma alternativa interessante é usar os palitos de madeira. Além disso, se o seu cabelo é propenso a quebrar, você nunca deve dormir com ele preso”.

Cuidado com chapinhas e secadores

“As ferramentas de calor podem remover a umidade dos seus fios e torná-los frágeis e quebradiços. Além disso, a agressão constante do calor ao couro cabeludo, por inflamar os folículos, dificulta o crescimento dos fios. Também evite o uso de água quente quando lavar o cabelo, pois o calor abre as cutículas, tornando os fios mais suscetíveis aos danos do secador e da chapinha, além de piorar quadros de caspa”, enumera.

Faça uso de equipamentos baseados em ledterapia

Para quem procura por resultados mais rápidos, uma boa dica é utilizar aparelhos da Low Light Level Therapy (Terapia de Luz com Baixa Potência), ou seja, que usam de LEDs para espessar os fios, aumentar a quantidade de cabelos e prolongar a fase de crescimento dos fios.

“São bonés ou capacetes que usam a luz vermelha no comprimento de 660 nanômetros, que fornece energia na medida em que a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria são estimuladas a produzir mais ATP nas células. O efeito esperado é de engrossamento e aumento do número de fios no couro cabeludo, além de ser um auxílio na penetração das loções prescritas pelo dermatologista”, finaliza o médico.