SXSW – Foto: Divulgação

Por Camila Salek

Na próxima semana embarco para o SXSW®️, maior festival de inovação que existe atualmente. Iniciado em 1987 em Austin, no Texas, o South by Southwest®️ se dedica a ajudar pessoas criativas em seus processos de disrupção. Aliás “disruptar” talvez seja a melhor expressão para se referir ao SXSW®️, pois é exatamente este o seu efeito: provocar o rompimento de padrões de pensamento, nos levando a criar e exercitar fórmulas novas. É um grande encontro que celebra a convergência de tecnologia, cinema, música, games, ciência, educação e cultura. No meu caso, esta atmosfera inusitada movimenta descobertas e discussões fora da minha zona de conforto, abrindo rotas muito importantes para os próximos passos dos meus negócios e das minhas relações.

Mas o que rola no SXSW? Por que este festival vem atraindo tanta atenção de brasileiros? É isso o que vou explorar em uma cobertura exclusiva do evento para os leitores da Harper’s Bazaar Brasil e hoje vou contar um pouco do que acontece por lá, para que todos possam se ambientar com tudo que traremos nas próximas semanas!

Primeiro, um overview dos temas. Este ano a curadoria do evento trouxe cinco temas principais:

SXSW – Foto: Divulgação

“Discovering the un-discovered” – Descobrindo o desconhecido

Aqui o foco é a capacidade da criatividade e da inovação de ponta para solucionarmos alguns dos maiores problemas da humanidade, considerando que as ferramentas e os resultados da criatividade desenfreada estão moldando a experiência humana. Não faz muito tempo que vivíamos em um mundo onde não poderíamos imaginar invenções como as que vimos se tornarem realidade. Desenvolvemos vacinas em tempo recorde, o foco na inovação em veículos elétricos e outras frentes sustentáveis está aumentando consideravelmente, assim como discussões sérias sobre a renda básica universal e aspectos sociais. Tópicos superimportantes daqui em diante!

“Built for the Future” – Construído para o futuro

Este tema fala sobre futuro. As pessoas que estarão vivas no ano de 2100 estão nascendo hoje, e devem herdar um planeta inabitável. Construir um mundo melhor não é mais um imperativo moral – é uma questão de sobrevivência, e a fome por soluções para este problema profundo é enorme. O momento exige aceleração de mudanças e políticas.

“We’re All Connected”- Estamos Todos Conectados

A Covid-19 nos mostrou as limitações do pensamento protecionista em nosso mundo interdependente. Líderes de todos os países estão lidando com as incertezas e desigualdades que só cresceram durante a pandemia. Com problemas que são maiores do que qualquer país, a cooperação multilateral e um compromisso de longo prazo com a transparência são vitais para efetivar mudanças reais. Aqui a grande pauta é o poder da ação em comunidade.

SXSW – Foto: Divulgação

“The Evolving Media Landscape” – O cenário da mídia em evolução

Temos uma nova mídia vigente. Vivemos a promessa do metaverso e de uma série de novas plataformas que capacitam os criativos digitais e prometem boas evoluções se devidamente ajustadas. Um dos tópicos que pedem por maior regulamentação, está a luta contra a era da manipulação e desinformação sem precedentes.

“The Power of Inclusivity” – O poder da inclusão

A soma de diversos pontos de vista nos ajudará a ter uma sociedade melhor, mas alcançar isso tem se mostrado um desafio. Explorar uma profunda diversidade de perspectivas e experiências pode evidenciar alternativas, ajudar a evitar o pensamento de bolhas e melhorar a probabilidade de encontrarmos novas soluções. Aproveitar esse poder é fundamental!

Como podem notar, são assuntos complexos e abrangentes, que vão muito além do nosso dia a dia. Para disruptar mesmo! Atuando diretamente com marcas varejistas, que precisam abandonar padrões e modelos obsoletos do velho mundo, o SXSW®️ instiga meu olhar para um renascer na era digital, através de novas fórmulas que precisam ser experimentadas, testadas e impulsionadas hoje, visando cenários futuros de curto a longo prazo. A inspiração vem da conexão que faço de todas essas pautas diversas e complementares para acumular insumos e continuar movimentando o status quo do varejo!

SXSW – Foto: Divulgação

Uma das principais dicas que dou para quem vai participar do festival é que as experiências que mais me provocaram nas últimas edições foram as que fugiram da minha principal área de conhecimento. Para ajudar neste mapeamento, preparamos um guia especial para os novatos em SXSW, vem conferir (aqui neste link)!

@camilasalek – Sócia-fundadora da Vimer Experience Merchandising integrante do grupo de empreendedoras de sucesso do programa “Winning Women Brasil” da Ernst Young e colunista da Harper’s Bazaar Brasil. Referência em varejo e visual merchandising, está por trás de evoluções significativas da experiência de consumo e do desenvolvimento do conhecimento da área, através da implementação de projetos inovadores e compartilhamento de conteúdos ministrados em aulas, palestras, treinamentos e publicações nacionais e internacionais voltadas para moda e tendência.