Cinco plantas para aromatizar sua casa

Flores deixam o ambiente mais tranquilo e relaxante

by redação bazaar
Foto: Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Nosso lar é um local de tranquilidade, aconchego e proteção. Para tornar esse espaço ainda mais relaxante, nada melhor do que incluir plantas aromatizantes – elas podem ser um complemento a um purificador de ar, por exemplo, deixando o ambiente ainda mais limpo e agradável. Existem várias opções, desde as mais perfumadas até as mais suaves. Veja aqui cinco opções para deixar sua casa ainda mais fresca e com maior presença da natureza:

1. Rosas
Difícil deixar as rosas de fora dessa lista. O perfume dessa flor pode acalmar qualquer coração e tornar o ambiente mais leve. De quebra, ainda há várias possibilidades de cores. Ela pode ser cultivada tanto de forma individual como em grupo, seja em um jardim da casa ou do apartamento, seja em um vaso.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

2. Lavanda
Essa planta é utilizada até mesmo em fragrâncias de produtos de beleza, limpeza e aromatizadores de ambientes. Mas, aqui, você pode obtê-la na sua forma natural, valorizando ainda mais o que a natureza tem a oferecer. Ela também tem outros benefícios, como relaxar os pulmões e o fígado, além de ajudar a dormir. O formato diferenciado e o tom de roxo trazem ainda mais charme à lavanda. Para destacá-la mais ainda, você pode misturá-la com outras plantas.

3. Peônias
Se você prefere aromas mais suaves e na medida certa para não enjoar, talvez as peônias sejam as flores certas para as suas necessidades. A fragrância delicada – nem tão doce nem tão suave – está presente em perfumes femininos e pode ser uma boa opção para te deixar ainda mais relaxado. O formato incomum também a fez ser utilizada com grande frequência em buquês de noiva.

4. Alecrim
A sabedoria popular diz que essa planta traz alegria para o local no qual está. Independentemente de você acreditar nisso ou não, o fato é que o alecrim possui um aroma particular, capaz de despertar diferentes sentidos, além de ter função medicinal, sendo um potente desintoxicante para o cérebro, além de melhorar nossa função cognitiva.

5. Gardênia
A rainha das flores aromáticas – pelo menos é assim que a gardênia é definida por alguns. O aroma dessa planta pode apaixonar qualquer um, com uma fragrância doce e rica, capaz de perfumar toda a casa. Assim como outras flores, essa também possui outros benefícios, de acordo com a medicina milenar chinesa. O aroma pode ajudar a acalmar os ânimos, diminuindo a irritabilidade.

Leia mais:
Marchesa: três tendências para noivas do outono 2020
Editorial: Silvia Braz passeia pelos jardins da Dior
Volume a todo vapor: poder feminino invade o street style