Victoria Beckham trabalhando – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Com muitas pessoas autorizadas a trabalhar remotamente em período integral durante a pandemia, começamos a entender que é possível ser igualmente produtivo fora do escritório.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Estudos indicam que oferecer formas flexíveis de trabalho traz benefícios para rendimento, lealdade e satisfação dos profissionais. É o caso do workation, uma combinação entre trabalho e viagem, que se tornou uma prática cada vez mais comum nesse período de isolamento.

O termo Workation une as palavras work (trabalho) e vacation (férias), ou seja, uma viagem em que você pode unir a obrigação com momentos de lazer, descontração, relaxamento e produtividade.

Isso significa fazer uma pausa em seu local de serviço usual, mas não no trabalho em si. Pense nisso como “trabalhar fora do trabalho”. É a possibilidade de esticar o período de férias em uma casa de temporada, praia ou montanha ou fazer aquela visita nostálgica à sua cidade natal.

Além disso, nessa modalidade, é possível garantir mais tempo de viagem do que em um feriado comum, e ainda conseguir ver o mundo além das paredes de casa enquanto se ganha dinheiro. Tem algo melhor que isso?

Mas é importante lembrar que os momentos de lazer estariam reservados para horários fora dos períodos de exercício da função. Ainda assim, é uma boa oportunidade para quem deseja sair da rotina durante o isolamento.

Quem pode fazer Workation?

Qualquer pessoa pode fazer um workation. No entanto, ele é mais adequado se você puder trabalhar remotamente, sem que isso afete seu resultado – geralmente, quando se realiza ofícios que podem ser feitos em qualquer lugar.

É recomendado, principalmente para aqueles que trabalham em profissões que exigem criatividade, novas experiências e inspiração para produzir; afinal, nada como uma bela vista para acalmar a mente e trazer motivação para finalizar a tarefa, não é?

Workation durante a pandemia

Antes de tomar decisões precipitadas, não se esqueça de que ainda estamos em um momento delicado da pandemia. Por isso, confira sempre as condições vigentes do destino que pretende ir. Além dessa, seguem outras dicas para te ajudar a se planejar com antecedência:

Busque uma hospedagem tranquila: Um lugar calmo é fundamental para que não tenha distrações quando estiver trabalhando. Locais que oferecem o contato com a natureza e que sigam os protocolos preventivos de distanciamento social são a melhor opção para uma experiência segura.

Priorize o conforto

Confira se o local oferece móveis ergonômicos – mais do que conforto, eles geram melhor rendimento, evitam dores nas costas e problemas futuros.

Opte por um transporte seguro

Os carros são o melhor meio de locomoção durante esse período de pandemia. Além de evitar contato com outras pessoas, você terá mais liberdade de deslocamento e poderá aproveitar melhor o caminho.

Mantenha uma rotina

Planejar o dia favorece a produtividade, por isso replique seu cronograma diário para o seu atual local de trabalho, incluindo horários e prazos que não podem ser deixados de lado.

Leve todas as ferramentas certas

Certifique-se de colocar na mala todos os eletrônicos necessários para o desempenho de sua função. Não dá para contar que o lugar tenha um carregador disponível para uso, por exemplo.

Verifique a qualidade do Wi-Fi

Uma boa conexão é imprescindível nessa modalidade de trabalho; logo, o sinal precisa funcionar muito bem. Vale fazer um teste com o responsável pela locação antes de fechar o contrato.

Relaxe

É importante se desligar quando não estiver trabalhando – caso contrário, de que adianta fazer a viagem?