
Por Patricia Carta
Estava um pouco resistente em publicar Inès de la Fressange, por preferir personagens nacionais, na seção “Fashionable Life”. Mas, Inès vale como exceção. Afinal, ela é, em qualquer canto do planeta, uma personagem admirável e inspiradora. Quem não quer, nessa altura do campeonato, uma casa no campo com discos e livros? O estilo de vida da estilista, modelo e escritora de 62 anos, fotografada na Provence, cai como uma luva na edição que fala sobre desaceleração e volta à essência.

Um contraponto à disparada que o tempo parece ter dado com os saltos tecnológicos que correspondem a cinco, dez anos de avanço. A ansiedade é tanta, que muitos já anunciam a virada da década, que só acontece no final de 2020. Em contrapartida a esse sentimento cunhado como fear of missing out, esta edição preferiu exaltar o movimento que ficou conhecido como joy of missing out.

Apontamos hábitos frugais, novas meditações e designers de moda com postura sustentável, que valorizam o hand made e ainda trabalham em ateliês – se preocupam com a procedência e o reaproveitamento da matéria-prima.

Também falamos sobre personalização. A plataforma Fashion Code, de Bel Humbert, é um excelente exemplo de inovação, no qual fica clara a importância do high touch em operações super high tech. O resgate do humano é o que saudamos aqui nesta virada de páginas. Sem pressa e sem perder a esperança de que ainda será possível trocar as horas no trânsito por uma calma caminhada em direção àquela reunião sobre a pressa em mudar o futuro, como bem ressalta Leticia Cazarré, na seção Em Foco. Feliz Ano Novo!

Foto: Rodolfo Ruben, com edição de moda de Filipa Bleck, produção executiva de Bruno Uchoa, beleza de Suy Abreu com produtos da Chanel Beauty e tratamento de imagem de Pedro Costa Filho
