Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

As roupas estampadas ajudam a deixar suas produções ainda mais charmosas. Com a chegada de um novo ano, já podemos pensar na renovação do guarda-roupa. Quer você precise adquirir novas peças ou resgatar alguns itens esquecidos no fundo da gaveta, veja quatro estampas que prometem fazer sucesso em 2021.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Xadrez vichy

Foto: Reprodução/Instagram/@bianca_petry

O xadrez da vez é o vichy, variação romântica da clássica padronagem. Esta estampa mistura cores vivas ou pastéis com tons neutros. O xadrez vichy é um dos elementos-chave da estética cottagecore, que se inspira nos cenários campestres de fazendas e sítios. Além do xadrez, esta tendência também é protagonizada pelas roupas femininas de cores neutras, modelagens mais soltas e com detalhes de renda. O cottagecore saiu diretamente das pastas do Pinterest para dominar 2021 com muita delicadeza e calmaria.

Arco-íris

Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Trazendo mais alegria e descontração para as ruas, a estampa de arco-íris vai fazer a cabeça de todas e todos. Quer seja em pequenos detalhes, bordados, acessórios ou até mesmo em peças multicoloridas, a estampa de arco-íris promete alegrar o novo ano.

Florais

Tom Ford – Foto: Divulgação

Outra estampa clássica, o floral vai estar com tudo em 2021. Ainda seguindo a tendência do cottagecore, invista em cores neutras e tons pastéis na hora de escolher peças florais. O floral liberty, variação com flores menores e menos espaçadas, também marca presença. As margaridas, flores de pétalas brancas e miolo amarelo também vão estar com tudo. 2021 é o ano de investir em roupas, bolsas e acessórios com esta padronagem.

Patchwork

Cris Barros e Gaia usam vestidos de patchwork com tecidos nobres reciclados de coleções passadas – Foto: Josefina Bietti, com beleza de Cris Lopes

Pensou em cottagecore, pensou em patchwork. A palavra vem da junção de dois termos em inglês: patch (retalho de tecido) e work (trabalho). A técnica do patchwork já é muito conhecida e apreciada, especialmente por quem ama itens feitos artesanalmente. Esta tradicional técnica vai marcar presença em 2021. Aproveite a tendência para exercitar o seu olhar para apreciar a mistura de estampas.

Como misturar estampas: 3 dicas infalíveis

Por meio da mistura de estampas, é possível criar produções cheias de personalidade. Mas, na hora de compor o visual, podem surgir muitas dúvidas. Para te ajudar a incorporar o mix de estampas no seu dia a dia, separamos três dicas infalíveis!

1. Mesma estampa, diferentes tamanhos: uma maneira simples de começar a misturar estampas é combinar a mesma padronagem, só que em tamanhos diferentes. Por exemplo, você pode combinar uma saia estampada com o floral liberty (que é menorzinho) com uma blusa ou cropped de maxifloral (que conta com flores em maior escala). Esta técnica também funciona bem com outras estampas, especialmente com o poá (também conhecido como “bolinhas”) e o xadrez.

2. Siga a mesma paleta de cores: uma maneira simples de acertar na combinação de estampas é definir uma paleta de cores ao montar o look. Mas, calma, isso não precisa ser complicado. Você pode escolher peças estampadas com cores quentes (vermelho, amarelo, laranja), cores frias (azul, verde, violeta) ou até mesmo apostar nos tons pastéis. Se bater a dúvida, uma boa dica é pesquisar mais sobre o círculo cromático.

3. Invista no clássico P&B: se você é adepta de um estilo mais clássico e sério, uma opção é investir na combinação do preto e branco na hora de fazer o mix de estampas. Por serem tons neutros e facilmente encontrados no guarda-roupa da maioria das pessoas, fica fácil encontrar estampas que se combinam.