Luxo sustentável: como ser eco friendly na era dos mimos

Revelamos novas plataformas no mercado de luxo

by Giulia Federighi
Foto: Lucas Pinhel/ Arquivo Harper's Bazaar

Foto: Lucas Pinhel/ Arquivo Harper’s Bazaar

Luxo sustentável é o novo meio de consumo que estimula manter a alta qualidade dos produtos, porém de forma consciente e não prejudicial ao meio ambiente. Com isso em mente, a quantidade de produtos ainda comprados e enviados como “mimos” é exacerbada, e a questão que fica é o que se fazer como todos esses elementos que muitas vezes são de rápido descarte. As peças às vezes são pouco utilizadas e descartadas de forma completamente inadequada. Por razões como essas que diversas plataformas de setores distintos foram surgindo no mercado, tais com brechós de luxo e alugueis de roupas e acessórios de luxo. Conheça algumas abaixo:

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Reprodução/etiquetaunica.com.br

Foto: Reprodução/etiquetaunica.com.br

Etiqueta Única
O Etiqueta Única é um portal online que oferece artigos autênticos de luxo seminovos, sob curadoria de equipe especializada. Ao receber um produto, a equipe avalia, autentica, higieniza e então sobe o item para o site. O portal mostra a importância do consumo consciente para uma vida mais sustentável e, também, reforça a importância de abrir mão de itens que não são mais usados para dar espaço às novas peças.

Foto: Reprodução/renttherunway.com

Foto: Reprodução/renttherunway.com

Rent the Runaway
Uma plataforma internacional que oferece a oportunidade da clientela desfrutar a oportunidade de vestir nomes como Saint Laurent, Ralph Lauren e Celine - e não pagar uma fortuna por cada peça. Você vira membro e paga uma mensalidade fixa, de acordo com o tipo de plano escolhido. O RTR oferece não apenas aluguel de roupas para eventos ou festas, mas também para o cotidiano de qualquer mulher. A marca possui dois tipos de assinaturas: ilimitada, com um closet infinito; e a Update, que funciona como uma troca de roupas no seu closet, incluindo uma entrega mensal de quatro ou mais itens de sua escolha.

I Bag You
A I Bag You é outro serviço nacional muito bacana de aluguel de bolsas – certamente um dos itens que os fashionistas mais colecionam. Basta selecionar a bolsa e a data do aluguel desejada no site, e depois se cadastrar. Ela será entregue em casa e, na devolução, também. Chique sem esforço!

Foto: Reprodução/Instagram/@rodrigoyaegashi

Foto: Reprodução/Instagram/@rodrigoyaegashi

De acordo com nosso editor de moda sênior da Harper’s Bazaar Brasil Rodrigo Yaegashi, “costumo desapegar das minhas peças doando mesmo. Penso bastante nas pessoas no inverno, e ações como a campanha do agasalho são um destino muito frequente para minhas roupas. Procuro sempre doar para pessoas que eu vejo em situações de necessidade, muitas vezes que cruzo no meu próprio bairro. Porém, possuo um guarda-roupa bem clássico e atemporal, não me considero uma pessoa muito consumista”, diz. Bom exemplo!

Leia mais:
10 lições de moda tiradas do street style
Eco-beauty: ativos vegetais revolucionam a indústria cosmética
Carolina Perlingiere comanda a plataforma de moda sustentável Fauna