Tommy Hilfiger, inverno 2023 – Foto: Divulgação

Por Carolina Camargo, de Nova York

Chovia sem parar em Nova York no último domingo (11.09), quando os convidados começaram a chegar para o desfile da grife Tommy Hilfiger, no Skyline Drive-In, no Brooklyn. Cartazes espalhados pelo caminho e carimbos pelo chão davam pistas do que aconteceria logo mais. “No futuro, todos serão mundialmente famosos por 15 minutos”. A emblemática frase de Andy Warhol (1928-1987) dividia o espaço com imagens dos novos garotos-propaganda da grife: a top model inglesa Kate Moss com a filha, Lila, e o músico Travis Barker, baterista do Blink-182 e, agora, mais conhecido como marido de Kourtney Kardashian. Isso enquanto convidados como o rapper sul-koreano Beenzino e a Real Housewive of Beverly Hills Lisa Rinna se aglomeravam na frente do backstage, que era a porta de entrada para o fashion show.

Tommy Hilfiger, inverno 2023 – Foto: Divulgação

Inspirado pela Fábrica, lendário estúdio de Warhol dos anos 80, o estilista americano decidiu criar sua própria “Tommy Factory” para apresentar a coleção de outono 2022. Logo na entrada, os convidados conferiam os modelos sendo maquiados e penteados, e seguiam, podendo acompanhar de perto tudo o que acontece antes da entrada na passarela. Como parte do show, pouco antes da saída do backstage, o caminho passava pela frente de Hilfiger, que recebia os convidados vips e concedia entrevistas. “Será uma experiência inesquecível! Celebridades, um casting muito diverso, (transmissão no) Metaverso e o videogame no Roblox (plataforma online de games) ao mesmo tempo que o desfile acontece. Será muito interessante!”, declarou o estilista em uma rápida conversa com a Bazaar. “Estou sempre olhando para frente, modernizando e atualizando. Isso faz parte do jogo!”, comentou. A apresentação marca o retorno da grife a New York Fashion Week depois de dois anos. “Sinto como se eu estivesse voltando para casa! Estou muito feliz de estar aqui. Amando!”, contou.

Tommy Hilfiger, inverno 2023 – Foto: Divulgação

Por conta da chuva, ao sair do backstage, capas e guarda-chuvas eram distribuídos aos presentes. Na parte externa, artistas produziam cartazes em silk screen, prints personalizadas e customizavam camisetas em tempo real. Um enorme telão mostrava o game Tommy Play enquanto parte dos modelos, como Ashley Graham, Julia Fox, Paloma Elsesser e Winnie Harlow já aguardavam no line-up o ok para subir na passarela, que foi construída em formato de TH (com vista para o skyline de Manhattan) e finalizada na frente dos convidados.

Tommy Hilfiger, inverno 2023 – Foto: Divulgação

Na fila A, além dos novos garotos-propaganda, os músicos John Legend, Jon Batiste, Shawn Mendes, Thalía e Latto – apenas para citar alguns. Para os convidados do Brasil, foi reservada uma área inteira. A grife trouxe 15 influencers, como os ex-BBB Camilla de Lucas e Paulo André, a atriz Cleo e o músico João Figueiredo (marido de Sasha Meneghel), especialmente para o desfile. “Tommy elogiou meu look!”, contava Camilla animada.

Tommy Hilfiger, inverno 2023 – Foto: Divulgação

A apresentação marcou o lançamento do novo monograma TH, criado em parceria com o ilustrador britânico Fergus Purcell e a colaboração com o designer inglês Richard Quinn. O estilo prep da grife, com suas listras e xadrezes, ganhou uma repaginada jovem e fresh com cores fortes, novos shapes e proporções. Destaque para os maxi-casacos, peças de couro e para os looks total denim com as estampas floridas criadas por Quinn. Diferentemente do que normalmente acontece, todas as roupas da coleção foram sendo colocadas à venda assim que desfiladas em uma ação “Veja Agora, Compre Agora”.

Tommy Hilfiger, inverno 2023 – Foto: Divulgação

O show terminou com uma performance de Barker, que deixou a fila A, tirou o maxicasaco da coleção nova, colocou apenas um gorro e tocou na bateria uma música feita especialmente para a grife. A chuva não deu um segundo de trégua, mas o público pareceu não se importar. “A chuva fez parte do show! Deu um tom dramático para apresentação”, comentou o fotógrafo e influencer João Almeida, convidado do Brasil da grife.