Por Carolina Camargo, de Nova York
Chovia sem parar em Nova York no último domingo (11.09), quando os convidados começaram a chegar para o desfile da grife Tommy Hilfiger, no Skyline Drive-In, no Brooklyn. Cartazes espalhados pelo caminho e carimbos pelo chão davam pistas do que aconteceria logo mais. “No futuro, todos serão mundialmente famosos por 15 minutos”. A emblemática frase de Andy Warhol (1928-1987) dividia o espaço com imagens dos novos garotos-propaganda da grife: a top model inglesa Kate Moss com a filha, Lila, e o músico Travis Barker, baterista do Blink-182 e, agora, mais conhecido como marido de Kourtney Kardashian. Isso enquanto convidados como o rapper sul-koreano Beenzino e a Real Housewive of Beverly Hills Lisa Rinna se aglomeravam na frente do backstage, que era a porta de entrada para o fashion show.
Inspirado pela Fábrica, lendário estúdio de Warhol dos anos 80, o estilista americano decidiu criar sua própria “Tommy Factory” para apresentar a coleção de outono 2022. Logo na entrada, os convidados conferiam os modelos sendo maquiados e penteados, e seguiam, podendo acompanhar de perto tudo o que acontece antes da entrada na passarela. Como parte do show, pouco antes da saída do backstage, o caminho passava pela frente de Hilfiger, que recebia os convidados vips e concedia entrevistas. “Será uma experiência inesquecível! Celebridades, um casting muito diverso, (transmissão no) Metaverso e o videogame no Roblox (plataforma online de games) ao mesmo tempo que o desfile acontece. Será muito interessante!”, declarou o estilista em uma rápida conversa com a Bazaar. “Estou sempre olhando para frente, modernizando e atualizando. Isso faz parte do jogo!”, comentou. A apresentação marca o retorno da grife a New York Fashion Week depois de dois anos. “Sinto como se eu estivesse voltando para casa! Estou muito feliz de estar aqui. Amando!”, contou.
Por conta da chuva, ao sair do backstage, capas e guarda-chuvas eram distribuídos aos presentes. Na parte externa, artistas produziam cartazes em silk screen, prints personalizadas e customizavam camisetas em tempo real. Um enorme telão mostrava o game Tommy Play enquanto parte dos modelos, como Ashley Graham, Julia Fox, Paloma Elsesser e Winnie Harlow já aguardavam no line-up o ok para subir na passarela, que foi construída em formato de TH (com vista para o skyline de Manhattan) e finalizada na frente dos convidados.
Na fila A, além dos novos garotos-propaganda, os músicos John Legend, Jon Batiste, Shawn Mendes, Thalía e Latto – apenas para citar alguns. Para os convidados do Brasil, foi reservada uma área inteira. A grife trouxe 15 influencers, como os ex-BBB Camilla de Lucas e Paulo André, a atriz Cleo e o músico João Figueiredo (marido de Sasha Meneghel), especialmente para o desfile. “Tommy elogiou meu look!”, contava Camilla animada.
A apresentação marcou o lançamento do novo monograma TH, criado em parceria com o ilustrador britânico Fergus Purcell e a colaboração com o designer inglês Richard Quinn. O estilo prep da grife, com suas listras e xadrezes, ganhou uma repaginada jovem e fresh com cores fortes, novos shapes e proporções. Destaque para os maxi-casacos, peças de couro e para os looks total denim com as estampas floridas criadas por Quinn. Diferentemente do que normalmente acontece, todas as roupas da coleção foram sendo colocadas à venda assim que desfiladas em uma ação “Veja Agora, Compre Agora”.
O show terminou com uma performance de Barker, que deixou a fila A, tirou o maxicasaco da coleção nova, colocou apenas um gorro e tocou na bateria uma música feita especialmente para a grife. A chuva não deu um segundo de trégua, mas o público pareceu não se importar. “A chuva fez parte do show! Deu um tom dramático para apresentação”, comentou o fotógrafo e influencer João Almeida, convidado do Brasil da grife.