Zac Posen com a modelo Winnie Harlow na festa "Icons", de Carine Roitfeld, em Nova York - Foto: Reprodução/Instagram/@crfashionbook
Zac Posen com a modelo Winnie Harlow na festa “Icons”, de Carine Roitfeld, em Nova York – Foto: Reprodução/Instagram/@crfashionbook

Zac Posen anunciou, na noite de sexta-feira (01.11), que encerrou as operações de sua grife homônima, fundada em 2001. “Horrível”, “bastante intenso” e “surreal” foram algumas das palavras que o estilista usou para descrever o fechamento da marca em entrevista ao WWD. “Tivemos de fechar a House of Z, a Z-Spoke, toda a empresa”, revela ele.

Para ele, a decisão foi “surpreendente e imediata”. Os funcionários foram informados na tarde de ontem, e a empresa interrompeu as operações imediatamente. A coleção de verão 2020 da sua label, desfilada em setembro passado, não será fabricada. “O conselho tomou uma decisão difícil”, disse ele. “Estávamos em um processo de venda e ficamos sem tempo”, pontua. “Meus parceiros e eu tentamos tudo o possível dentro de nossos meios para encontrar soluções para continuar. Eu tenho tentado encontrar os parceiros estratégicos certos neste momento difícil no varejo e na indústria. Infelizmente, o tempo acabou”.

Emily Ratajkowski veste Zac Posen - Foto: Getty Images
Emily Ratajkowski veste Zac Posen – Foto: Getty Images

Em um comunicado publicado em abril de 2019, a Yucaipa Cos., empresa de investimentos do empresário Ron Berkle que detém uma participação na marca há mais de 15 anos, estava procurando um comprador. De acordo com Zac Posen, houve conversas com vários compradores em potencial, mas, no final das contas, nenhum negócio foi concretizado.

Glenn Close veste Zac Posen - Foto: Getty Images
Glenn Close veste Zac Posen – Foto: Getty Images

Posen disse que Yucaipa e Berkle “têm sido muito solidários” e que “é importante que eu respeite uma decisão muito, muito difícil. Eu dei tudo o que pude de mim”. Esse “tudo” incluiu a criação de 14 coleções por ano, bem como acordos com gigantes como Delta, General Electric e Brooks Brothers.

Milley Cyrous veste Zac Posen - Foto: Getty Images
Milley Cyrous veste Zac Posen – Foto: Getty Images

Posen lançou sua marca quando era jovem, e sofreu alguns solavancos ao longo do caminho. “Sinto que fui criado pela indústria”, diz ele, observando a força dos relacionamentos que construiu com a imprensa, os varejistas e com uma base de clientes dedicada. “Vestimos todo mundo, das maiores estrelas aos talentos emergentes e a realeza. Sinto-me realmente feliz por ter feito as roupas incríveis”. Entre as celebridades que já vestiram seus looks nos red carpets estão Oprah, Michelle Obama, Rihanna, Gwyneth Paltrow, Naomi Watts, Uma Thurman e Claire Danes.

Sandra Oh veste Zac Posen - Foto: Getty Images
Sandra Oh veste Zac Posen – Foto: Getty Images

“Estou com o coração partido pelos meus clientes e pelas pessoas que trabalham para mim”, afirma Posen. Ele acrescenta que também se orgulha do talento que nutriu, “talento emergente, aqueles que ficaram comigo e outros que passaram pelo setor”.

Serena Willams veste Zac Posen - Foto: Getty Images
Serena Willams veste Zac Posen – Foto: Getty Images

Apesar do choque causado pelo fechamento forçado de sua empresa, Zac Posen está resoluto sobre o modo como se comportou e o futuro. “Acho que trabalhei com integridade e cuidado”, disse ele. “Espero ter uma longa carreira pela frente. Preciso de um tempo para pensar em minhas opções. Agora vou enfrentar uma nova etapa.”

Viola Davis veste Zac Posen - Foto: Getty Images
Viola Davis veste Zac Posen – Foto: Getty Images

Leia mais:
Mulheres que Inspiram: Maye Musk é modelo, nutricionista e palestrante
Candy colors são destaque no tapete vermelho do Emmy
Emily Ratajkowski: sete looks incríveis da atriz no red carpet