A notícia mais comentada no mundo da moda em abril foi o figurino de Beyoncé para o Coachella. A cantora ganhou looks assinados exclusivamente para ela por Olivier Rousteing, da Balmain, e ganhou até uma hashtag própria que bombou na internet, a #beychella.
Moda
Buscando talentos para se renovar, a Louis Vuitton anunciou a contratação de Francesca Amfitheatrof para o cargo de diretora criativa de joias e relógios. Ex-diretora de criação da Tiffany, a designer é multicultural: nasceu em Tóquio, se formou na tradicional Saint Martins, em Londres, e já morou em Roma, Moscou e NY.
Jeremy Scott aproveitou todo o burburinho da edição 2018 do Coachella e anunciou em abril a coleção-cápsula da italiana Moschino para a H&M. A linha, batizada de “MOSCHINO [tv] H&M” chegou às lojas em novembro, com preços que variam entre US$ 20 (R$ 68) e US$ 300 (R$ 1 mil).
Raf Simons apresentou sua primeira coleção completa de óculos de sol e grau para a Calvin Klein. Desde que assumiu a direção criativa da grife, em fevereiro de 2018, ele havia assinado apenas um acessório do gênero para a marca.
Gaia Trussardi confirmou em abril sua saída do cargo de diretora criativa da principal grife da companhia, a Trussardi.
Após 5 anos focado em Paris, o designer britânico de sapatos Nicholas Kirkwood voltou a seu país natal para mostrar nova coleção na London Fashion Week.
A 45ª temporada do São Paulo Fashion Week começou com uma mudança para renovar o principal evento de moda do Brasil. A Luminosidade, braço do grupo Inbrands que comanda a semana, vendeu 50,5% das ações do SPFW à IMM Participações, de propriedade do fundo de investimentos Mubadala Development Company, de AbuDhabi.
O market place Gilt estreou sua própria linha bridal, em parceria com Sarah Jessica Parker. A atriz ajudou a desenhar 10 modelos ready-to-wear e a coleção tem looks para todas as ocasiões: da despedida de solteira ao altar, incluindo macacões e longos clássicos.
Com duas lojas em Paris, a Maison Alaïa inaugurou sua primeira flagship fora da capital francesa. No número 139 da New Bond Street, em Londres, a loja tem três andares futuristas e vende peças das coleções ready-to-wear a acessórios, além de alta-costura by appointment only.
Beleza
Aos 48 anos, Gwen Stefani entrou para a lista de celebs que possuem sua própria grife de beleza. Assim como Gwyneth Paltrow e Rihanna, entre outras estrelas, a eterna “Hollaback Girl” faz planos para lançar no mercado de beauté: a “P8NT” – pronunciada “paint”. O carro-chefe é o esmalte e tintura para o cabelo.
Jennifer Lopez anunciou linha de maquiagens que leva seu nome em parceria com a Inglot. A coleção é completa, com pós faciais, batons, sombras, cílios postiços, blushes e bronzers, somando mais de 70 itens.
Karl Lagerfeld lançou linha de makes (com a carinha dele) em parceria com a australiana ModelCo Cosmetics. A collab contempla delineador, máscara para os cílios, kit para sobrancelha, iluminador em pó e batons, com preços que variam de US$ 15 (cerca de R$ 52) a US$ 195 (R$ 650, por uma minaudière com versões nano dos produtos)
Cultura
O videoclipe “Poker Face”, de Lady Gaga, que marcou uma geração de Little Monsters, fez 10 anos!
A “Time” anunciou em abril sua lista de 100 pessoas mais influentes de 2018. E no ranking estava Millie Bobby Brown, cuja inclusão no “Time 100″ fez história – ela tem apenas 14 anos!
O grupo ABBA anunciou que está de volta. A banda gravou duas novas músicas, uma delas intitulada “I Still Have Faith In You” (“Eu Ainda Tenho Fé em Você”, em tradução livre). Em declaração na conta oficial no Instagram, assinada por Angetha, Benny, Bjor e Anni-Frid, eles dizem: “A decisão de retornar com o ABBA avatar tour teve uma consequência inesperada. Nós quatro sentimos que, após 35 anos, seria divertido unir forças novamente e entrar no estúdio de gravação. Então foi o que fizemos. Foi como se o tempo tivesse parado e nós estivéssemos apenas tirado umas férias. Uma experiência extremamente alegre!”
Brad Pitt tem um novo projeto cinematográfico na manga. O artista comprou os direitos para contar, em filme, a história do caso Harvey Weinstein. Um dos maiores produtores de Hollywood, Weinsten foi denunciado em 2017 por assédio sexual.
Acontecimentos
Angelina Jolie é imbatível: pelo terceiro ano consecutivo, a atriz foi eleita a mulher mais admirada do mundo na pesquisa internacional da empresa YouGov, que reúne 35 países, incluindo o Brasil.
Khloé Kardashian se tornou mãe em abril. A primeira filha da empresária com o jogador de basquete, Tristan Thompson, se chama True Thompson.
Teve AmfAr no Brasil em abril, em prol da The Foundation for AIDS Ressearch, instituição de pesquisa da cura do vírus HIV. Sabrina Sato e Neymar foram os homenageados da noite.
O novo príncipe da família real britânica finalmente teve seu nome anunciado: Louis Arthur Charles. O terceiro filho de Kate Middleton e o príncipe William, que veio ao mundo no dia 23.04, é o quinto na linha sucessória da coroa real. Salve o principezinho!
Leia mais:
Retrospectiva 2018: o que foi notícia em março
Retrospectiva 2018: o que foi notícia em janeiro
Retrospectiva 2018: o que foi notícia na moda e nas artes em fevereiro