Que tal aproveitar os ovos de Páscoa como uma starlet hollywoodiana? A Harper’s Bazaar trouxe alguns looks icônicos do cinema que combinam com todo tipo de atividade que você pode escolher fazer nesse domingo de feriado.
Juntar toda a família para um almoço, viajar com os amigos ou passar tempo a sós com um bom livro e um delicioso ovo de chocolate – a Páscoa é aquele tipo de feriado que abrange todo tipo de programa imaginável.
Mesmo sendo uma celebração mais relaxada do que as passadas festas de fim de ano e blocos de carnaval, não há razão de não tirar uma roupa confortável, porém estilosa, do armário para aproveitar um dia de descanso e celebração. Afinal, há uma combinação mais agradável do que lindos ovos de chocolate e um look igualmente impecável para desfrutá-los?
Listamos aqui 10 figurinos cinematográficos para inspirar você nesse domingo de Páscoa:
Judy Garland em “Desfile de Páscoa” (1948), de Charles Walters
No filme sobre o feriado da Páscoa, Judy Garland faz o par romântico (e levemente desajeitado) do dançarino nato Fred Astaire. Como em qualquer musical antigo, todo figurino é um objeto de inspiração e desejo.
Dessa vez, decidimos trazer o spotlight para um dos heróis mais injustiçados do Old Hollywood: o joalheiro Eugene Joseff. Com mais de duas mil participações em filmes não creditadas, Joseff enfeitou os pescoços e orelhas de atrizes como Bette Davis e Ingrid Bergman.
Em “Desfile de Páscoa”, a sua precisão fez com que Judy Garland se transformasse de uma integrante do coro para a maior estrela dos palcos – provando que, às vezes, um acessório cintilante pode ser a peça certa para brilhar no feriado.
Jennifer Garner em “De Repente 30” (2004), de Gary Winick
Vai caçar ovos com os integrantes mais novos da família? Se inspire na juventude atemporal de Jennifer Garner em “De Repente 30”. Contando a história de uma menina de 13 anos presa no corpo de uma mulher de 30, a comédia traz um figurino divertido que não só faz parte do plot como também fica na memória de todos que assistiram o filme. Um penteado atrevido, acessórios exagerados e vestidinho colorido – se a protagonista apareceu na festa da firma assim, você também pode passar o feriado igual! Se souber fazer a dança de “Thriller”, de Michael Jackson, ganha um ovo de Páscoa extra.
Mia Farrow em “O Bebê de Rosemary” (1968), de Roman Polanski
Você se assustou com a adição desse filme nesta lista? Não se preocupe, não estamos desejando um feriado paranoico e amedrontador para ninguém. Muito pelo contrário: essa dica é para quem quer passar um domingo de Páscoa descansando em casa! Diferentemente, claro, de Mia Farrow que passa o longa-metragem inteiro achando que está grávida de um bebê demoníaco. O que você tem de tirar de tudo isso são os pijamas confortáveis e soltinhos usados pela protagonista – perfeitos para quem vai apenas se locomover da cama para cozinha com objetivo de roubar mais um pedacinho de chocolate.
Camila Mendes e Maya Hawke em “Justiceiras” (2022), de Jennifer Kaytin Robinson
Uma comédia satírica sobre a geração TikTok, “Justiceiras” está cheia de detalhes que celebram (e zoam) trends passageiras e exageradas dos jovens que cresceram com as redes sociais ditando o que está certo e errado.
Mesmo sendo um filme que quebrou diversos recordes de audiência na Netflix, há quem diga que ele é tão específico a um tempo que um ano depois de sua estreia já chega a ser ultrapassado.
De qualquer maneira, “Justiceiras” é repleto de figurinos que podem inspirar você a se divertir e ousar com os looks desse feriado. Quem sabe você acaba criando uma nova trend do TikTok com uma nova combinação estranha de peças.
Sue Lyon em “Lolita” (1962), de Stanley Kubrick
A Lolita de Sue Lyon entrou na história do cinema com os seus óculos em formato de coração e seu pirulito vermelho. Não tem como dizer que esse é o filme ideal para assistir com a família no feriado ou adquirir os seus temas cínicos e ilegais, mas a estética da personagem é perfeita para quem quer passar o dia aproveitando o seu dia num mood adoravelmente tranquilo. Livro, chapelão, óculos e biquíni no seu quintal é uma ótima maneira de passar o domingo de Páscoa. Desafiamos você a refazer a capa icônica de Lolita com um pedaço de ovo de chocolate!
Susan Sarandon e Geena Davis em “Thelma & Louise” (1991), de Ridley Scott
O estilo de Thelma e Louise é ideal para quem aproveitou o feriado para viajar com amigos. Um dos filmes de roadtrip mais celebrados da história, ele conta a saga de amigas (a talentosa dupla Susan Sarandon e Geena Davis) que caem em uma enrascada durante uma rápida viagem de pesca que acaba por mudar a trajetória de suas vidas.
O look despojado e prático das duas protagonistas é um conjunto clássico que não tem erro – uma camiseta antiga e um par de jeans. E, óbvio, não se pode esquecer dos óculos de sol, chapéus e lenços! Se não for um passeio de carro tão desafiador quanto o de Thelma e Louise, temos certeza que o look vai ser um que vai proporcionar uma viagem agradável e gostosa.
Leslie Caron em “Sinfonia de Paris” (1951), de Vincente Minnelli
Está procurando algo mais elegante para passar a Páscoa? Inspire-se na bailarina de Leslie Caron em “Sinfonia de Paris”. Não há nada mais chique do que a sua personagem Lise Bouvier rodopiando e agindo de maneira misteriosa no musical de Vincente Minnelli.
Mesmo sendo o par romântico do cativante Gene Kelly, ela consegue roubar toda atenção com sua delicadeza e figurino impecáveis. Para adquirir o mesmo ar garboso francês, aconselhamos seguir a ideia do figurinista do filme Orry-Kelly e procurar usar looks monocromáticos que acentuam as suas curvas, ao mesmo tempo que permitem movimento.
Julia Stiles em “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999), de Gil Junger
Você pode estar se pensando por que esse look está incluído na lista já que não há nada singular nele. Talvez quebrando as regras, oferecemos esse filme – e essa cena, em específico – como inspiração por um único detalhe: o livro que a protagonista segura. Sem querer parecer cafona ou forçadamente intelectual, mas não há um acessório melhor do que um livro. “A Redoma de Vidro” de Sylvia Plath (a obra em cena), aliás, é uma ótima leitura para o feriado (mesmo que não seja tão grande quanto o filme tenha feito aparecer), contando a história de uma jovem que trabalha em uma revista de moda.
Jane Birkin e Gillian Hills em “Blow-Up – Depois Daquele Beijo” (1966), de Michelangelo Antonioni
Vamos deixar uma coisa clara: qualquer momento é o momento certo para se inspirar na Jane Birkin, não é só na Páscoa! Em “Blow Up – Depois Daquele Beijo”, portanto, como uma modelo procurando ser fotografada com Gillian Hills, a diva inglesa traz um look que pode ser perfeito para festejar a Páscoa com estilo. Um vestidinho confortável e interessante com uma meia calça colorida traz uma vibe dos anos 60 que, mesmo que possa parecer ousada, está voltando com tudo. A melhor parte? A cesta perfeita para colher ovos da Páscoa.
Samantha Robinson em “A Bruxa do Amor” (2016), de Anna Biller
“A Bruxa do Amor” conta a história de uma bruxa que usa sua magia de sedução para fazer os homens se apaixonarem por ela – e se o plot já é ótimo, os figurinos são ainda melhores. Vestidos esotéricos, acessórios espalhafatosos, um longo cabelo preto e (sempre!) sombra azul cativante nos olhos são as marcas registradas da protagonista.
Nesta cena, a feiticeira aproveita de bolinhos e docinhos com um grande chapéu e um vestido rendado enquanto discute sua próxima vítima – ou seja, o look para se inspirar se você estiver procurando aproveitar uma tarde cheia de delícias comestíveis e fofocas.