Vetements – Foto: divulgação

Se você é adepto da moda sustentável, já deve ter ouvido falar do termo upcycling, que nada mais é do que o reaproveitamento de objetos e materiais para a criação de novos itens. Mas poucos sabem de onde veio essa que vem sido considerada uma “nova moda”.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Sua origem se deu na década de 90, mas foi só em 2002, no livro “Crangle to Cradle: Remaking the Way we Make Things”, que os autores William McDough e Michael Braungat implementaram o termo e tiveram o devido reconhecimento do público.

Off-White – Foto: divulgação

Muitas dúvidas acabam surgindo de como esse estilo pode ser implementado no nosso dia a dia, não só de consumo, mas em hábitos. Seja na hora de consumir um produto que visa a prática do upcycling, até a reutilização de roupas antigas que você já tinha no seu armário, por exemplo.

Marcas como Louis Vuitton, NK Store e Gatsalosophy já tem adotado do upcycling, trabalhando em coleções para tal e as lançando no mercado de acordo com a necessidade vistas pelos seus consumidores, principalmente por terem uma visão de um futuro mais sustentável. 

Reprodução: Foto/NK store