Mulher faz exercício – Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Ter uma vida saudável é por essência praticar exercícios físicos. Os benefícios de praticá-los regularmente são muitos, tanto para o corpo quanto para a mente. Grande parte das pessoas hoje vive uma rotina cheia de afazeres, compromissos inadiáveis, estresse e outros problemas relacionados, e tudo isso pode afetar negativamente o corpo, seja deixando a musculatura mais tensa, alterando a rotina de sono ou de alimentação, ou ainda adoecendo a saúde mental diante de tantos problemas. E o exercício físico pode ajudar na resolução desses problemas e ainda ajuda a manter a forma física.

Se você está iniciando as suas atividades físicas agora e ainda não sabe por onde começar, algumas dicas são essenciais. São elas:

Escolha um exercício que tenha a ver com você

Muitos acabam começando academias ou pilates, por exemplo, sem saber antes se esses exercícios trarão bem-estar e prazer durante a prática. Os benefícios dos exercícios em academias e pilates são incríveis, obviamente, porém nem sempre você se adapta. Por isso, pense “fora da caixinha”: você gostaria de praticar algum esporte? Natação e outros esportes praticados em água, por exemplo, são ótimos para manter a forma e ainda fortalecer a mente. Futebol, vôlei, rugby… São muitas as opções, e as mulheres são bem-vindas em todas elas! Pesquise quais são as que mais atraem você para tomar uma decisão.

Estabeleça horários para os treinos

É muito importante que você seja realista consigo mesma na hora de escolher um horário para treinar. Como está a sua rotina? Quais são as atividades que você simplesmente não poderá deixar de fazer? Considere que os treinos no início podem ser muito cansativos e, justamente por isso, ter uma rotina muito abarrotada nas primeiras semanas poderá te atrapalhar mais do que te ajudar. Ao criar um horário, você também estará criando um compromisso consigo mesma; por isso, é importante manter o foco! Autossabotagem não deverá ter lugar nesse compromisso, e você perceberá que se sentirá muito melhor quando seguir a rotina de exercícios de acordo com os objetivos estipulados. Manter uma rotina de exercícios dessa maneira é muito bom também para quem sofre de problemas como estresse, insônia e ansiedade.

Cuide da sua alimentação

Pode parecer clichê, mas manter uma alimentação balanceada é fundamental para quem pratica esportes ou exercícios físicos no geral. É importante você manter acompanhamento nutricional e médico para saber também se as vitaminas e os minerais do seu organismo estão em dia, para que você siga uma dieta própria para o seu organismo e para o que você exigirá dele. Também é muito importante não esquecer de se hidratar com ao menos dois litros de água por dia (em dias de clima frio/ameno), podendo aumentar em dias mais quentes. Além disso, manter a alimentação balanceada ajuda muito no aumento do bem-estar e no sistema imunológico, o que te ajudará a ter menos problemas de saúde.

Não se esqueça de manter uma rotina de treinos regular para não “enferrujar” o corpo, evitando o desgaste muscular. Aliando uma boa rotina de exercícios a uma alimentação balanceada, com auxílio de especialistas, você também saberá como ganhar massa muscular rápido, além de auxiliar na saúde e no bem-estar.