Foto: Divulgação

A programação de seis dias do programa Corpo e Mente iCare, do Hotel Toriba, em Campos do Jordão, em meio ao verde exuberante da Serra da Mantiqueira, onde o sol dá as caras quase todos os dias e a brisa fresca convida a respirar o ar puro (puríssimo!), leva a experiência de autoconhecimento, bem estar e saúde a um outro patamar. O que se vivencia por lá é um reset total de saúde – muito surpreendente.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A primeira surpresa: perder peso, aqui, não é o mais importante, mas consequência direta da mudança de hábitos. Tudo é focado em eliminar toxinas do organismo, da alimentação plant-based a massagens e osteopatia. O programa dos médicos nutrólogos Luiz Fernando Sella e Daniela Kanno, do Instituto Assaly de Medicina Personalizada, pioneiros em medicina do estilo de vida no País e certificados pelo International Board of Lifestyle Medicine, promove um detox profundo do corpo e da mente com mudanças não apenas no cardápio, mas na forma de encarar os alimentos e de reconhecer o impacto deles no organismo.

O detox propõe uma quebra radical: todos os ingredientes são fruto de alimentação orgânica e vegana, que prioriza vegetais crus ou pouco cozidos, para otimizar ao máximo a digestão e a absorção dos nutrientes. Nenhuma carne, de qualquer tipo, branca ou vermelha, derivados de leite e glúten entra no cardápio. Em um dos dias a dieta é líquida, porém, consistente e equilibrada para ser nutritiva e evitar a fome. E não é que funciona? Tudo para ajudar na digestão e no bom funcionamento de todo o sistema gastrointestinal. Abastecer o corpo com muita água e chá é essencial aqui.

No domingo da chegada, acontece a primeira consulta com os médicos para medições corporais e para entender seus hábitos e definir metas a serem seguidas na semana. A primeira manhã começou às 7h em ponto com exercícios de respiração e técnicas de meditação, seguido de um leve desjejum e workshop de alimentação saudável. Confesso que no primeiro dia, deu muita preguiça de madrugar. Nos demais, senti meus níveis de energia subindo gradativamente.

“Tudo o que vivemos aqui ajuda a regular e limpar o organismo e principalmente o sistema digestivo, a chave de toda a mudança”, explica o doutor Sella. Daí por que alguns médicos dizem que o intestino é o segundo cérebro. Se ele vai bem, todo o resto flui melhor, a cabeça inclusive. As informações vão sendo passadas dia a dia por meio de workshops com os médicos e convidados. Nesta última edição, a endocrinologista Vânia Assaly falou sobre a importância do estilo de vida sobre a genética – e como isso pode ativar genes do bem e desativar genes do mal, como os que predispõem a doenças.

A segunda surpresa: neste SPA, não se passa fome. Toda a alimentação é pensada de forma nutritiva. Sacia, sem pesar. Caso da feijoada vegana, do foundue de vegetais, das saladas com direito até a croutons sem glúten ou do ratatouille de vegetais e cogumelos com feijão branco e polenta de painço. Do rolinho vietnamita e da sopa tailandesa Tom Kha com leite de coco e cogumelos. Tudo preparado pelo incrível chef Daniel Biron, especialista em culinária vegetal, do Teva Vegetal. Formado pelo Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, em Nova Yok, pudemos aprender algumas de suas receitas para fazer em casa.

Até sobremesa entrou no cardápio: um delicioso creme de papaia com castanha de caju, sem leite, nem gorduras saturadas. Ele nos ensinou alternativas saborosas e aprovadíssimas. Mas, é preciso reconhecer, são receitas difíceis de manter no dia a dia. “Se você conseguir manter-se nessa dieta natural e equilibrada por 21 dias, difícil querer voltar atrás”, ensina a nutróloga Daniela Kano. De fato, passado esse prazo “mágico”, fica bem mais fácil recusar um bombom. Aliás, aos poucos, vamos perdendo a vontade de doces e industrializados.

A velocidade com que seu corpo se adapta ao processo de “limpeza” depende muito do estilo de vida de cada um – os viciados em café e açúcar sofrem nos primeiros dois dias com algum enjoo ou desconforto. Muitos têm dor de cabeça, mas que logo passa. Para compensar a falta de serotonina desses prazeres errados, atividade física. Caminhada pela manhã nas trilhas do hotel Toriba é programa imperdível para reenergizar em meio à natureza. Há a opção de musculação na academia do hotel e aulas de hidro e Pilates.

As massagens são um capítulo à parte: são quatro no total, todas feitas no Spa Toriba by L’Occitane, com produtos da marca francesa. De facial a relaxante, passando pela drenagem linfática, as técnicas bem aprimoradas das terapeutas se destacam. Uma consulta com o fisioterapeuta osteopata Gustavo Henrique de Souza ajuda a colocar o corpo na linha: ele descobre origens inimagináveis de dores e tensões, relaxando-as. Uma experiência e tanto, que nos faz descobrir até que dores posturais têm tudo a ver com a má digestão.

Embora nos primeiros dias seja mais difícil, vale seguir à risca as recomendações. Para algumas companheiras de detox, apenas apreciar as belezas e delícias de estar no histórico Toriba, vivenciar surpresas como um café da manhã em um vagão de trem antigo com vista para a montanha, e os mimos do Spa (e dos funcionários do Toriba, sempre gentis) já seriam o suficiente para um detox mental profundo com efeitos no corpo e vice-versa.

Para outros, como eu, a meta é continuar acordando com mais disposição e mantendo a energia lá em cima ao longo do dia. Deixar a pele com um glow que só é possível de dentro para fora e, claro, ganhar um corpo mais magro. De fato, a experiência despertou em mim um desejo genuíno de ser mais saudável. Meta alcançada, pelo menos até aqui!

A próxima edição do Toriba Corpo e Mente iCare acontecerá de 22 a 27 de novembro.
Informações: (12) 3668-5000 e (12) 3668-5000