Drops de Beauté: veja o resumo de beleza da semana
A modelo Kaia Gerber se destacou no Met Gala com os cabelos volumosos – Foto: Reprodução/Instagram/@kaiagerber

Na coluna Drops de Beauté desta semana, nossa editora de beleza reúne duas formas novíssimas de consumir produtos: uma pasta de dente em pastilhas e o creme facial em cápsulas. Conheça ainda os benefícios da meditação para perder peso, dicas para quem quer adotar extensões capilares e os principais assuntos do mundo da beleza:

WHAT’S NEW

Creme em Cápsula: já ouviu falar?

Imagine transportar todos aqueles potinhos e embalagens de seu skincare diário em cápsulas? Prático, funcional e mais fácil de encaixar na rotina, a novidade foi pensada e desenvolvida por Karina Soeiro, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos.

“O creme em cápsula surgiu da necessidade de conseguirmos veicular ativos que oxidam ou sofrem hidrólise na presença de água, assim conferindo estabilidade e a dispensação do uso de conservantes na fórmula, tornando-a mais suave, para ser usada em qualquer tipo de pele, até mesmo nas mais sensíveis, como o caso das peles com dermatite atópica. Pensando nisso, conseguimos uma fórmula prática, que tem a possibilidade de ser utilizada em qualquer lugar”, explica Karina.

Com isso, é possível incluir insumos sem modificações, que são os mais eficazes para a pele, como a vitamina C. Em veículos cremosos, não é possível utilizar esses insumos in natura, pois eles são instáveis para uma composição que contenha água.

“Os cremes em cápsulas são práticos, pois possuem a quantidade certa do uso de tratamento diário que a pessoa precisa para o rosto. Além disso, diferente de outros cremes, ele é livre de conservantes, ecologicamente correto e é seguro para os ativos que costumam oxidar mais rápido, como no caso da minociclina e da vitamina C, o que garante um resultado mais rápido e eficaz”, ressalta Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética.

“A formulação das cápsulas, pode apresentar 30% dos ativos em sua forma natural, caso da vitamina C. Segundo estudos, o ativo nessa condição apresenta melhor resultado para o tratamento preventivo do envelhecimento cutâneo e melhora do melasma, já que in natura o ácido ascórbico, possibilita agir diretamente no tecido da pele”, explica Karina Soeiro.

Além do tratamento que proporciona à pele, o creme em cápsula também traz uma experiência sensorial diferente no cuidado com a pele, proporcionando a manipulação do seu próprio creme para aplicação, o que torna o momento de cuidado ainda mais prazeroso. “Mime-se com uma massagem facial e com seu momento de skincare. Este processo pode ajudar a reduzir a tensão muscular e da pele, o que ajuda a manter a elasticidade cutânea”, explica a dra. Mariana.

“Vale ressaltar que o dermocosmético é ecologicamente correto, já que o produto faz parte do grupo dos waterless, ou seja, não contém água em sua formulação, sua embalagem servirá de refil e ainda não tem desperdício de produto, você irá utilizar somente uma cápsula por vez para seu tratamento diário, assim contribuímos com ecossistema, poupando recurso natural que está cada vez mais escasso, e também por geramos menos resíduos de embalagem”, enfatiza Karina. @cosmeteriagourmet

Dia Mundial da Meditação: cinco minutos fazem a diferença

De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, em 2021, 75% dos brasileiros estão preocupados com a saúde mental. O levantamento revelou ainda que oito em cada dez entrevistados acreditam que ela é tão importante quanto a física. A meditação, prática milenar que engloba relaxamento corporal, proporcionando calma e tranquilidade física e mental, é uma ótima alternativa para quem busca este equilíbrio.

Para celebrar o Dia Mundial da Meditação, comemorado neste sábado (21.05), a WW Vigilantes do Peso elencou os principais motivos para aderir à atividade:

  • Meditar é um exercício de concentração que equilibra as emoções, oferecendo novas formas de lidar com estresse físico e psicológico;
  • A prática auxilia na regulação do sistema nervoso parassimpático, ajudando a focar a atenção, relaxar a mente e equilibrar o humor;
  • Além disso, diminui a presença do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão e atuando na concentração, contribuindo para a melhora do sono e bem-estar em geral;
  • Por ajudar na concentração e no equilíbrio de emoções, a prática pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar em metas de perda de peso e bem-estar. Se você tem a tendência de comer por questões emocionais, como tristeza, ansiedade ou por impulso, fazer um exercício de respiração pode facilitar a quebra desses padrões, mantendo a escolha consciente de cuidar melhor de você.

Menopausa: pesquisa identifica sintomas físicos e emocionais deste período

A Plenapausa, femtech brasileira de informação, soluções e acolhimento durante a menopausa, fez um levantamento inédito com 2.600 mulheres pela plataforma e revelou: 79% delas tiveram perda da libido e 89% sentiram uma redução em sua energia para as atividades do dia a dia. “Os sintomas da menopausa incluem falta de memória, insônia, suor noturno, dor de cabeça, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, problemas de pele, dor nas articulações, aumento nos riscos de problemas cardiovasculares e osteoporose, cansaço, ressecamento vaginal, coceiras e vaginites, prisão de ventre, aumento de peso, aumento dos níveis de colesterol ruim, ganho de gordura abdominal, ansiedade e depressão”, diz Natacha Machado, ginecologista parceira da Plenapausa.

Nesta fase, as mudanças começam a aparecer e muitas mulheres não conseguem identificar a causa. Grande parte delas confundem com uma TPM mais acentuada, estresse ou até mesmo com a ansiedade. “As mulheres demoram a lembrar da menopausa porque, normalmente, esperam pelo início dos calorões, o que é um equívoco, já que nem todas vão apresentar este sintoma e, raramente, ele será o primeiro sinal a se manifestar”, afirma a médica.

Ainda de acordo com os dados da Plenapausa, 81% das mulheres relataram que se sentem ansiosas ou deprimidas e 87% delas afirmaram sofrer com alterações de humor. Para a psicanalista Márcia Cunha, fundadora da plataforma, da mesma maneira com que tratamos os sintomas físicos, também é necessário cuidar do emocional das mulheres. “Além dos sinais relatados, percebemos também a solidão das mulheres que estão passando por este período. O assunto não é conversado em casa e, muitas vezes, não é falado nem entre amigas, isso gera uma falta de informação e a mulher se sente sozinha. Pensando nisso, nós criamos o Prosas&Pausas, uma roda de conversa semanal, para que as mulheres troquem experiências e tirem dúvidas com especialistas”, explica Márcia. ::

Cinco cuidados essenciais para quem deseja aderir à extensão capilar

Drops de Beauté: veja o resumo de beleza da semana
Foto: Divulgação

Rafael Theodoro, hairstylist do RIRO Salon e especialista no assunto, ensina dicas valiosas para quem tem ou deseja adotar o mega hair, cada vez mais em alta

O mega hair, popularmente conhecido como aplique, vem ganhando adeptas, que aderem à extensão capilar pelos mais diversos motivos, seja para dar mais volume e comprimento aos fios ou até mesmo para dar um up no visual em ocasiões especiais. Independente do motivo para aderir à extensão capilar, uma coisa é certa: o cuidado deve ser redobrado para manter a saúde e a vitalidade dos novos fios.

O hairstylist Rafael Theodoro, do RIRO Salon, reúne dicas importantes para quem deseja garantir um bom resultado com os novos cabelos:

Faça a escolha certa
“Ao decidir ter um mega hair, é essencial contar com as orientações de um profissional de confiança e especializado na área, tendo em vista que a compra, a escolha da técnica de aplicação, bem como o comprimento e a coloração devem ser cuidadosamente pensados e planejados de forma responsável, visando sempre a saúde dos fios e a satisfação da cliente”, revela o hairstylist.

Aplicação
Assim como a variedade de tipos, comprimentos e tonalidades, a aplicação da extensão capilar também muda de acordo com a técnica de uso escolhida. Dentre as opções, a mais simples é a aplicação por presilhas que, além de ser de fácil manuseio, proporciona mais liberdade para colocar e tirar. “Já os apliques mais duradouros, envolvem um trabalho detalhado e muito cuidadoso”, completa Rafael.

Cuidados
Segundo o especialista, para manter e cuidar dos fios dos apliques, são necessários alguns alguns cuidados essenciais. “Hidratação frequente, fazer uso de produtos específicos para cada tipo de fio, além de evitar lavar os cabelos com água muito quente, visto que a temperatura alta pode causar enfraquecimento dos fios, são alguns deles e que vão ajudar a manter os fios saudáveis e sempre lindos”, explica Rafael. “Outra dica importante é evitar o uso de ferramentas térmicas, como secador, chapinha e babyliss. Caso seja necessário fazer uso, aplicar antes um protetor térmico para proteger os fios das altas temperaturas”, complementa o hairstylist.

Manutenção
Segundo Theodoro, a manutenção do aplique pode variar de quatro até seis semanas e depende tanto dos cuidados capilares, como do tipo de fio. “Além dos cuidados diários, o tipo do fio também influencia no período de manutenção. Por exemplo, raízes mais oleosas têm uma durabilidade menor de manutenção quando comparadas a raízes mais secas e porosas”, explica.

Restrições
De acordo com o especialista, é essencial realizar uma análise do couro cabeludo e das condições do fio antes de aplicar a extensão capilar, a fim de estabelecer a melhor opção para cada tipo de cabelo. “Não recomendo uso de apliques para cabelos que estejam muito enfraquecidos, para não danificar ainda mais os fios”, finaliza. @rirosalon

HITS

Pastilhas dentais
A Sana Green, marca de saúde bucal, sai na frente e lança pastilhas dentais 100% sustentáveis (a partir de R$ 30). É uma alternativa prática, saudável, eficiente e natural, sem agredir os dentes e o meio ambiente. As pastilhas vêm no formato de comprimidos, na quantidade ideal para cada escovação, em frascos com 70 e 130 pastilhas. Basta uma mastigada para que, em contato com a saliva, o produto comece a fazer espuma e é aí que a escova pode ajudar na higienização.

Cores atualizadas
A marca californiana Benefit Cosmetics lança nova linha de blushes com uma nova gama de cores. A família Wanderful World Blush (R$ 205) traz 11 novos tons, além de manter o seu famoso Dandelion, agora com embalagem nova e aprimorada. Os pós ganham tons que vão de rosa doce ao pêssego, passando por tons corais brilhantes e neutros.

Fórmula renovada
A linha Terra de Cores de Quintal Dermosméticos, best seller das argilas da marca, foi reformulada! Ganhou fórmulas 99,9% naturais, ecocertificadas e hipoalergênicas. São ao todo cinco tratamentos para peles ultrassensíveis.

Nada de espinhas!
Eucerin desenvolveu a linha Dermopure Oil Control, especialmente formulada para combater as principais causas da pele oleosa e com tendência a acne. O DermoPure Gel de Limpeza (R$ 59,90), reduz a oleosidade a longo prazo; o creme DermoPure Ação Renovadora Intensa (R$ 99,90), combate cravos e espinhas; e o Dermopure Sérum Efeito Triplo (R$ 169,90), reduz marcas escuras do pós-acne.