Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

A poluição, a exposição aos raios ultravioleta  e até mesmo o estresse influenciam na aparência do rosto, área que está sempre exposta a fatores externos. Por esse motivo é tão importante ter cuidados que mantenham a saúde da pele. É possível organizar um míni day spa sem sair de casa. Quem ensina as dicas é Ana Carolina Isber, supervisora do Flora Spa do Palácio Tangará.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Começando pela higienização do rosto, pescoço e colo com um sabonete próprio para o seu tipo de pele. Quem tem a pele oleosa, por exemplo, pode optar por um de Tea Tree. Após lavar o rosto com água corrente, ainda com a pele úmida, escolha um esfoliante e despeje na mão, levando em conta a quantidade aproximada ao tamanho de uma moeda de 10 centavos. Faça movimentos circulares pelo rosto e pescoço, dando uma atenção especial à zona T (testa, nariz e queixo), onde fica mais concentrada a oleosidade, enxaguar com água corrente. Importante ressaltar que se estiver com acne, não se deve esfregar os grânulos do esfoliante nas protuberâncias.

Para acalmar a pele, opte por um tônico hidratante, que deve ser passado ao longo do rosto com leves batidas com auxílio de um algodão. Nunca esfregue o produto, pois isso pode agredir a pele.

O próximo passo é o creme hidratante ou o óleo facial, seja qual for a escolha deve-se aplicar no rosto, pescoço e colo com movimentos ascendentes de deslizamento, debaixo para cima e de dentro para fora, a fim de estimular o tônus muscular e auxiliar na drenagem linfática, minimizando inchaços e aspectos cansados.

Depois da massagem, aplique uma máscara facial de preferência, conforme princípios ativos. A argila verde tem ação adstringente e ajuda a amenizar a oleosidade. A argila branca proporciona maciez e hidratação, além de uniformizar o tom da pele. A argila rosa é uma mistura da vermelha e branca, sendo ideal para garantir luminosidade e vitalidade, sendo recomendada para peles sensíveis e delicadas. Deixar agir de 10 a 15 minutos, vide embalagem do produto.

Enquanto espera, você pode utilizar a técnica da aromaterapia para relaxar. Pingue uma gota de óleo essencial na mão, dê preferência aos de lavanda ou alecrim, friccione uma mão na outra, aproxime o rosto, mas sem encostar, e respire profundamente em intervalos de 10 segundos. Para completar esse momento, acenda uma vela aromática, coloque uma música ambiente ou, então, um podcast, recomendo o “Autoconsciente” da psicóloga Regina Giannetti.

Outra dica é aproveitar o tempo enquanto a máscara age no rosto para realizar um “lava-pés”. Em uma bacia, coloque um litro de água quente e um litro de água em temperatura ambiente. Acrescente sal grosso, duas gotas de óleo essencial para hidratação e uma erva à escolha. Coloque os pés por 15 minutos. A técnica ajuda na retenção de líquidos e no cansaço. A erva pode ser o alecrim, que é estimulante e ajuda a ativar a circulação sanguínea, ou a hortelã, que alivia o cansaço mental e diminui o estresse. Também é possível combinar as duas. A lavanda é uma ótima opção para quem tem a pele sensível, além de ser indutora do sono e cicatrizante.

Em seguida, retire a máscara com água corrente e passe um sérum ou hidratante com textura mais suave. Se estiver fazendo o procedimento à noite, opte por um creme noturno. O Jade Roller e o Gua Sha ajudam na absorção dos produtos. O movimento deve ser debaixo para cima e de dentro para fora sempre.

Finalize com uma água termal ou uma bruma hidratante. Caso seja dia, não esqueça também o protetor solar.

Para encerrar o míni day spa, faça um chá quente. De dia, opte por um sabor com princípio energético e diurético, como o chá verde e o de hibisco. Para à noite, prefira os calmantes, como camomila e erva doce.