Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

É possível ver na pele o efeito das variações de temperatura ao longo dos meses. No verão, quem tem a pele oleosa pode sofrer ainda mais com o calor e o suor, típicos desta estação. Com alguns cuidados, é possível diminuir os problemas e manter a pele confortável para aproveitar os dias de Sol.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A pele oleosa precisa de cuidados diferentes, por isso, é necessário prestar atenção às indicações de cada produto. Durante o verão, é recomendado lavar o rosto duas vezes por dia, com sabonete específico para o seu tipo de pele. A seguir, use um adstringente para tonificar o rosto, juntamente com hidratante.

Outro passo muito importante para manter a saúde da pele é a utilização regular de protetor solar, principalmente durante os dias com alta incidência de raios solares, evitando manchas e outros problemas graves. Muitas vezes, a textura do hidratante e do filtro solar podem incomodar, dando a impressão de mais oleosidade. Aí está a importância de usar produtos específicos para o seu tipo de pele: vários cremes e protetores solares oferecem opções com toque mate e aveludado, deixando a pele sequinha logo após a aplicação.

Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Apesar do calor, lavar o rosto constantemente pode resultar em um efeito rebote, fazendo com que a pele produza ainda mais oleosidade para compensar a perda de óleo natural. Uma alternativa para refrescar a pele é utilizar água termal, que pode ser borrifada no rosto a qualquer hora do dia, mantendo a hidratação.

Outra forma de evitar cravos e espinhas durante o verão é manter os poros livres. Por isso, é recomendado utilizar maquiagens leves e com poucas camadas de aplicação. Assim, deixe a base e o pó na gaveta e opte por corretivos de baixa cobertura e livres de óleo. O blush, aplicado em pouca quantidade, também ajuda a criar um look bonito para o verão.

Ainda assim, cravos e espinhas podem aparecer. Neste caso, não é recomendado “espremer” a região para tentar retirá-los, pois isso pode ferir a pele. Para resolver, aplique uma pomada ou gel secante na região com cuidado e seguindo sempre as indicações na bula. Se o quadro não melhorar, é recomendado procurar um dermatologista. RJ e BA, cidades com temperaturas ainda mais elevadas, podem exigir um cuidado especial para manter a pele saudável.

A pele é também o reflexo dos hábitos, por isso, é importante manter uma alimentação balanceada e tomar muita água, mantendo o corpo e a pele saudáveis para qualquer época do ano.

Leia mais:
Rosto inchado das festas? Saiba como se cuidar
Guia do antioxidante: o que é, como funciona e onde encontrar
Cinco tendências de wellness para adotar já