Foto: Arquivo Harper's Bazaar
Foto: Arquivo Harper’s Bazaar

Assim como a pele, os lábios sofrem diariamente com agressões externas como o frio, o sol e a poluição. E, por ser uma região extremamente delicada, tende a ser ainda mais suscetível a estes danos.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

“Isso porque esta é uma área de pele fina, formada por uma semimucosa: uma transição da mucosa oral para a pele estratificada que nós temos ao redor dos lábios. Esta região é amplamente agredida, pois, além de usarmos muito movimento da musculatura, a pele oral entra em contato com alimentos, bebidas, saliva, cosmético, principalmente batons que nem sempre têm pigmentos naturais e contêm conservantes estabilizantes que são altamente alergênicos”, explica o dermatologista Jardis Volpe.

Todos estes fatores fazem com que a região sofra com problemas como ressecamento e envelhecimento precoce. Mas é possível evitar estas alterações através de alguns cuidados que o especialista explicou abaixo:

Esfolie:
“Uma vez por semana, faça uma esfoliação nos lábios com movimentos circulares. A esfoliação é importante para remover as células mortas e peles soltas da região, deixando assim os lábios mais lisos, uniformes e bonitos. Para isso, utilize produtos específicos para a área, pois estes são mais suaves e menos abrasivos. Porém, esse procedimento deve ser feito com atenção, já que, quando realizado de forma excessiva, em vez de remover as células, acaba traumatizando a área e gerando lesões”, explica.

Hidrate
Muitas pessoas esquecem de hidratar os lábios, mas, assim como o resto do corpo, eles também podem sofrer com ressecamento e inflamações, além do envelhecimento precoce. Mulheres que usam batons levam vantagem, pois muitos possuem propriedade hidratante. Porém a melhor opção para a hidratação dos lábios são os lip balms.

“Incolores ou não, os balms labiais possuem manteigas hidratantes, óleos, antioxidantes, vitamina E, colágeno e outras substâncias que ajudam a hidratar rapidamente os lábios. O ideal é levar o produto sempre com você, para passar diversas vezes ao dia”, afirma o dermatologista. “É importante ficar de olho no rótulo, pois estes produtos não devem conter fragrâncias ou petrolato em sua fórmula.”

Proteja
“Assim como a pele, os lábios também sofrem com os danos causados pela exposição solar, que podem levar ao surgimento de manchas, rugas, ressecamento e até mesmo câncer de lábios. Por isso, é fundamental que você aplique diariamente protetores labiais com fator de proteção solar de no mínimo 30 FPS, que devem ser reaplicados sempre a cada duas horas”, diz o dermatologista.

Beba água
A desidratação é uma das principais causas do ressecamento dos lábios, por isso mantenha o seu corpo hidratado. “O ideal então é que você faça a ingestão diária de no mínimo dois litros de água, pois, além de manter o corpo hidratado, é uma das formas mais saudáveis de promover a manutenção da umidificação da região e consequentemente deixá-los mais macios”, finaliza Volpe.

Leia mais:
Quatro novidades para tratar a pele em 2020
Cinco tendências de beleza que vão reinar em 2020
Guia do antioxidante: o que é, como funciona e onde encontrar